segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Você passaria em um teste de "estresse financeiro"?

Alguns bancos na Europa não conseguiram passar pelo teste, alguns da Espanha, outros no Grécia e na Áustria. Outros foram aprovados por uma margem estreita.

Por Antonio De Julio, www.administradores.com.br

Um dos maiores medos que ronda a economia mundial é a saúde dos bancos, se a situação piorar. Para tentar "diagnosticar" a situação, foi criado o "teste de estresse" para essas instituições. Esse teste se resume em uma simulação de piora no cenário econômico, e se as reservas dos bancos são suficientes para suportar uma recessão prolongada.

Alguns bancos na Europa não conseguiram passar pelo teste, alguns da Espanha, outros no Grécia e na Áustria. Outros foram aprovados por uma margem estreita, como diria no meu tempo de colégio, "aprovados pelo conselho de classe". E você que está lendo esse artigo, passaria em um teste de estresse?

Muito se fala da blindagem da economia brasileira, que as pessoas podem continuar comprando, entrando em financiamentos, que aqui está tudo bem. Mas vamos levantar algumas situações "hipotéticas" para que você possa avaliar a sua saúde financeira.

1) Quanto da sua renda hoje está destinada a pagamentos de parcelas e financiamentos? Um número saudável seria em torno de 30%. Por que só isso? Não podemos esquecer dos reajustes anuais dos financiamentos e dos aumentos de preços de produtos e serviços em caso de inflação alta, como tivemos no início de 2011. Vivemos no país com as maiores taxas de planeta, jamais devemos nos esquecer disso.

2) Em caso de algum acidente ou perda de emprego, como ficariam as finanças da casa? Por quanto tempo a família poderia se manter sem uma entrada de dinheiro, ou uma entrada menor? Se esse número for menor que 6 meses, você não passou no teste.

3) Quantas pessoas contribuem para a entrada de dinheiro na família? Se for apenas uma, como anda sua situação dentro do emprego? Se for um empresário, ele pode se dar ao luxo de tirar 20 dias de férias por ano? Ou ele não pode se dar ao luxo de nem pegar um resfriado?

4) Como estão os planos futuros de aposentadoria da família? Existe algum plano, alguma meta de ganho mensal, ou isso por enquanto não é prioridade?

5) Como estão os seus investimentos? Não só os investimentos relacionados a ganho de capital, mas também os investimentos na carreira. Se houver um abalo na empresa em que você trabalha hoje, conseguiria uma realocação?

6) Você já passou por algum momento de crise financeira? Se passou, acha que agora está melhor preparado para passar por uma nova crise? Ou acha que nunca mais vai passar, que "agora é diferente"?

Se você sentiu algum "frio na barriga" ao responder a alguma dessas questões, parabéns! Pois é sinal que você ao menos se conscientizou que alguma coisa está errada com as suas finanças. Cabe agora rever alguns conceitos e práticas com relação ao seu dinheiro, para refazer o teste daqui alguns meses (uns seis meses seria interessante. Fazer o teste duas vezes por ano).

Lembre-se que o resultado pode refletir na sua vida e na vida de sua família.

Antonio De Julio – Instrutor da MoneyFit | www.moneyfit.com.br

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo