sexta-feira, 8 de julho de 2011

Empresa brasileira fará automação das oito primeiras plataformas da Petrobras em campos do pré-sal

Projeto prevê a automação e a instalação de sistemas integrados de controle das oito plataformas dos blocos exploratórios BMS-09 e BMS-11, na Bacia de Santos.

Por Alana Gandra, Agência Brasil

Altus Sistemas de Informática S/A Polo de Informática - Unisinos
Uma empresa gaúcha de médio porte do setor de tecnologia, a Altus, assinou esta semana um contrato no valor de R$ 115 milhões para o fornecimento de sistemas de automação e controle das oito primeiras plataformas da Petrobras que irão operar nos campos do pré-sal, na Bacia de Santos.

O projeto prevê a automação e a instalação de sistemas integrados de controle das oito plataformas dos blocos exploratórios BMS-09 e BMS-11, na Bacia de Santos, incluindo os campos de Lula, Cernambi, Guará e Carioca. De acordo com a empresa, a integração dos sistemas permitirá a produção de 1,2 milhão de barris diários de petróleo quando as oito plataformas estiverem em operação, em 2017.

O presidente da Altus, Luiz Gerbase, destacou que a empresa é especializada em tecnologia de automação para produção de óleo e gás em águas profundas. Segundo ele, isso permitiu ultrapassar os requisitos de conteúdo local exigidos pela Petrobras para as plataformas.

O percentual previsto de conteúdo local variava de 20% na primeira plataforma a 80% na oitava. A Altus, entretanto, atingiu 80% de conteúdo local na primeira plataforma, de acordo com Gerbase. "O equipamento é desenvolvido no Brasil e fabricado no país. E somos a única empresa que faz isso no Brasil hoje", disse em entrevista à Agência Brasil.

Criada há 28 anos, a Altus tem 270 funcionários. O contrato firmado com a Petrobras vai ampliar o quadro de pessoal, segundo Gerbase. "A expectativa é contratar mais 80 funcionários de alto valor agregado. São engenheiros, técnicos, pessoal que agrega valor ao produto".

Esse sistema de automação é usado pela empresa gaúcha em outros setores, como usinas hidrelétricas. Segundo Gerbase, o fornecimento de sistemas de automação para as novas plataformas tem um significado importante. "Elas são simbólicas por causa do pré-sal."

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo