quarta-feira, 27 de julho de 2011

Desconto na web é o novo foco de empreendedores

O mercado aquecido aliado com boas ideias são recursos de sucesso entre consumidores online.

Por Pedro Eugênio , www.administradores.com.br

A discussão a respeito de empreendedorismo é muito extensa e poderia fazer este artigo virar um livro, mas hoje quero focar em um nicho de mercado que tem funcionado com eficácia para muitos empresários: o desconto online.

Em 2010 o número de consumidores na web cresceu 40% e o faturamento deste mercado foi de 14,8 bilhões, o que faz com que o desconto pela web seja um mercado promissor e bem cobiçado por empreendedores. Atualmente o Brasil já é o país que mais vende pela internet em toda América Latina. De um lado, há sempre consumidores que desejam as melhores ofertas e de outro, negociadores com visão e atitude empreendedora que formam grandes e lucrativos negócios.

O empreendedorismo não está somente ligado à criatividade, uma atitude empreendedora envolve visão, riscos, coragem, estratégias, determinação, otimismo e muita vontade de realizar um grande sonho. Os empreendedores de sucesso são pessoas atualizadas que costumam ter ideias inéditas, pois conhecem de forma peculiar o campo em que atuam. São profissionais sedentos de conhecimento, que devoram livros e são presença confirmada em cursos, palestras, conferências e tudo o que for relevante para sua atuação no mercado.

A busca por descontos sempre foi alvo dos clientes, a internet potencializou esta característica e o número de sites que oferecem somente produtos e descontos cresceu com abundância. Um exemplo claro do poder dos descontos é o estouro dos sites de compras coletivas no Brasil, que hoje já passam de mil sites. Outra modalidade bem aceita nesse mercado são as páginas de cupons de descontos, que têm feito grande diferença nas buscas orgânicas.

A pechincha por desconto na web atrai cada vez mais os consumidores, pois independente dos produtos e serviços que oferecem sempre ajudam os e-consumidores a economizar e ainda ter acesso a bens de consumo de forma prática, ágil e rápida. A arte de pechinchar e agregar menores preços são receitas de sucesso. Os consumidores sempre vão aguardar as liquidações, o limpa estoque, a queda de preços, a oferta relâmpago, entre outras surpresas. Essas já são palavras chaves para empreendedores e varejistas.

A atração do consumidor por grandes marcas é o grande aliado da pechincha online. Por esta razão há tantos sites de clubes de compras, que proporcionam preços acessíveis às marcas mais desejadas. O mesmo acontece com sites de cupons de descontos, que embora sejam recentes no país, já conquistam posições favoráveis no e-commerce.

O mercado de descontos online é ascendente e próspero. A previsão de crescimento para este ano é de 30%, com faturamento de 20 milhões e o e-commerce potencializa estas estimativas. Para se aventurar nesta empreitada, o empreendedor precisa ter uma antecipada visão de riscos, além de dedicar atenção especial à concorrência, é preciso inovar sempre, pois a resposta do consumidor será cada vez mais rápida.

Pedro Eugênio é sócio fundador do site Busca Descontos

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo