segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sebraetec é lançado oficialmente no Rio de Janeiro

Cerimônia aconteceu na sexta-feira (22), no Centro de Convenções Sul América. Empresas terão subsídios de 90% na implantação de soluções inovadoras.

Por Regina Mamede, Agência Sebrae

Avanços tecnológicos constantes, mudanças regulatórias e globalização são algumas das tendências que impactam a sustentabilidade das micro e pequenas empresas (MPE). Para enfrentar o cenário, a inovação deve ser considerada como um agente de transformação, ação bem mais abrangente que a simples incorporação da tecnologia. O conceito foi reforçado no lançamento oficial do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica (SebraeTec), que oferece soluções tecnológicas e empresariais em diversas áreas. A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (22), no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

O diretor superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez, chamou atenção para a velocidade de mudanças e lembrou que, para enfrentar a competitividade crescente, até mesmo os serviços mais básicos não podem prescindir de melhorias. "O SebraeTec é uma das ferramentas mais importantes porque aproxima a oferta de serviço de desenvolvimento tecnológico com a necessidade das empresas. Temos recursos para este produto fantástico e existe uma enorme necessidade de qualificar e ampliar a oferta de serviços. A meta para este ano é atender cerca de 300 empresas. Daqui a dois anos, planejamos 10 mil atendimentos, estimativa que acho modesta", afirmou Vasquez.

Para o diretor, Armando Clemente, a instituição já tinha criado diversos atalhos que pudessem, dessa forma, prestar um serviço de qualidade para suprir as necessidades tecnológicas. Agora, estas iniciativas agrupadas ganham muito mais força. "O SebraeTec dá início a uma nova era de atendimento". O Rio de Janeiro em particular vive uma década de ouro, onde os negócios estão em ebulição e não podemos correr o risco de jogar essa chance fora", reforçou o também diretor do Sebrae, Evandro Peçanha.

O caráter diferenciado do Rio, com sua alta concentração de universidade, instituições de pesquisa e incubadoras, foram ressaltadas pelo presidente da Rede de Tecnologia (Redetec), Paulo Alcântara, parceiro do Sebrae no Rio de Janeiro nesta iniciativa. "Vamos ajudar na articulação desse processo, aproximando as empresas das instituições para promover uma mudança no olhar quando se fala em inovação", destacou.

O empresário Rodrigo Amaral, do Business Language, ficou animado com a perspectiva. "Quebramos uma barreira ao criar um curso de inglês para negócios. Agora a ideia é superar outra barreira, oferecendo para o aluno a possibilidade de participar de aulas virtuais e interativas com sua própria turma. Agora, sei onde procurar para desenvolver essa solução."

Os empresários convidados para a cerimônia receberam o 'Manual de Gestão para MPE Inovadoras'. Sistemas de Inovação para os Pequenos Negócios, Gestão Financeira e do Desempenho e Gestão de Pessoas e Processos são alguns dos destaques da publicação. O programa SebraeTec tem investimento previsto até 2013 de R$ 787 milhões para todo o país. No Rio de Janeiro, as ações de inovação e acesso à tecnologia terão subsídios de 90% dos custos.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo