Por Amerson Magalhães , www.administradores.com.br
Fonte: http://www.google.com.br/imghp |
Essa decididamente não é a prática mais adequada para a educação financeira dos filhos. Esse é um dos pontos que psicólogos e educadores mais debatem atualmente, o grau de liberdade dos filhos e suas relações de afeto e dependência financeira dos pais. Há um contraste entre as duas gerações. Os responsáveis conquistaram sua independência financeira com muito trabalho, ao passo que por comodidade e proteção os filhos saem cada vez mais tarde da casa dos pais.
Mesmo com a prosperidade da economia brasileira, continua como dever dos pais preparar os filhos para, também, conquistarem sua independência financeira. Afinal, as incertezas - principalmente as crises financeiras –continuam existindo.
Os pais podem e devem ensinar seus filhos a planejar a vida financeira. Mostrar como funciona a realidade é tarefa educacional tão importante quanto ensinar uma criança a andar de bicicleta. A imagem que os filhos guardam de seus pais é fundamental nesse processo. Os pais se sentirão muito mais orgulhosos se forem lembrados como previdentes que pensam no futuro - um "Pai Investidor", do que ficar no imaginário do filho como um "Pai Devedor", sempre enrolado em dívidas e postergando o rotativo do cartão de crédito.
Um dos pilares do Easynvest é a educação financeira, oferecemos cursos gratuitos pela internet que podem ser acessados tanto por pais previdentes como por membros da nova geração, numa linguagem clara e instrutiva. Esperamos contribuir para que os filhos possam ter de quem se orgulhar não só no Dia dos Pais, mas em toda a sua vida.
Amerson Magalhães é Diretor do Easynvest. Graduado em ciências econômicas e pós graduado em finanças. Atua em instituições financeiras há mais de 20 anos e participou da criação do Easynvest, plataforma de negociações pela internet da Título Corretora de Valores.
Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo