terça-feira, 26 de julho de 2011

Ministro britânico afirma que direita americana ameaça sistema financeiro mundial

Congresso norte-americano ainda não aprovou a elevação do teto da dívida, atualmente em US$ 14,3 trilhões.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Vince Cable
A maior ameaça para o sistema financeiro mundial não vem da crise na zona do euro, mas de "alguns poucos loucos" de direita do Congresso norte-americano. A assertiva foi proferida pelo ministro de Negócios, Inovação e Treinamento da Grã-Bretanha, Vince Cable, em entrevista à BBC Brasil. O motivo do protesto é que os Estados Unidos ainda não aprovaram a elevação do teto da dívida do país, que atualmente gira em torno de US$ 14,3 trilhões.

A última rodada de negociações, realizada na sexta-feira (22), fracassou depois que o deputado republicano John Boener anunciou sua retirada das negociações com o Executivo. Se o Congresso não autorizar a elevação do teto da dívida até o prazo-limite de 2 de agosto, o país terá de decretar a moratória, ou seja, suspender o cumprimento de seus compromissos financeiros.

Apesar de ainda ter acontecido outra rápida reunião entre o presidente Barack Obama e os líderes do Congresso no sábado, ainda não há convergência das partes para uma decisão comum. Um dos pontos mais críticos é a questão dos impostos. Barack Obama pretende acabar com os benefícios tributários concedidos às classes mais altas dos Estados Unidos durante o governo de George W. Bush, enquanto os conservadores rejeitam qualquer proposta de aumento dos impostos.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo