quarta-feira, 27 de julho de 2011

Será o fim dos features phones?

Ou seja, eles normalmente não permitem atualizações de versões. O usuário compra e continua com o celular igual até o fim do seu uso.

Por João Moretti, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Os celulares deixaram de ser apenas um telefone móvel há muito tempo. Agora são utilizados para ouvir música, gravar vídeos, jogar, fotografar, acessar a internet e também para fazer ligações. Mas ainda estão disponíveis no mercado os features phones. Estes aparelhos não possuem aplicativos atualizáveis. Ou seja, eles normalmente não permitem atualizações de versões. O usuário compra e continua com o celular igual até o fim do seu uso.

Segundo uma pesquisa realizada pela Anatel em maio deste ano, existem cerca de 215 milhões de celulares no Brasil. Este dado nos mostra que na área de telecomunicação móvel os brasileiros estão evoluindo, assim como os aparelhos celulares. Afinal, graças aos avanços da tecnologia, hoje em dia a variedade de aparelhos com aplicativos e que realizam diversas funções é imensa.

O feature phone começa entrar no período de decadência em algumas classes sociais, pois os smartphones vêm ganhando cada vez mais força no mercado. Afinal, vivemos em uma sociedade dinâmica e tecnológica, onde precisamos nos comunicar com rapidez, seja por meio de ligação ou por internet, e o celular é um dos principais canais adotados.

Outro fator que favorece os smartphones é o preço. Estes aparelhos estão cada vez mais baratos, pois a tecnologia está avançando rapidamente e aparelhos mais modernos surgem com maior frequência. Isto leva os usuários a optarem por um celular novo na hora da compra que possibilite atualizações de versões, instalação de diversos aplicativos, tornando mais parecido com a cara dos donos

Os features phones não possuem todos esses recursos que a sociedade está exigindo, por isso estão perdendo espaço para os PDAs/smartphones. Hoje a grande maioria das pessoas já descobriu as vantagens de um aparelho multifuncional, que tenha aplicativos, conexão bluetooth, câmeras para fotos e vídeos e que tenha a capacidade de armazenar dados, como um computador.

Segundo dados do Mavam (Monitor Acision de valor Adicional Móvel), mais de 18 milhões de dispositivos oferecem acesso à internet 3G. Com estes smartphones é possível acessar emails, portais, Facebook, Twitter e Orkut. Tudo isso, graças à tecnologia WiFi, recurso que nem sempre está disponível em features phones.

As redes sociais são uma febre, principalmente, entre os jovens, que adoram compartilhar em tempo real o que estão fazendo e postar fotos e notícias em suas páginas. Além disso, eles procuram sempre novos aplicativos para baixar e atualizar o celular. E vale lembrar que os features phones não permitem esta atualização. Será que os usuários de redes de relacionamento preferem um celular com recursos limitados ou um celular com aplicativos atualizados? Acredito que eles fiquem com a segunda opção.

A geolocalização também é um aplicativo muito usado pelos usuários dos smartphones, pois facilita a locomoção para lugares muitas vezes desconhecidos e encontrar amigos próximos de onde você está. Além dessa mobilidade que os PDAs proporcionam, o design também é outro diferencial. Sofisticados e modernos, estes aparelhos são, muitas vezes, sinônimo de status.

Quem não se lembra daqueles celulares enormes, pesados e com uma antena na ponta? Os que possuíam se achavam elegantes. Mas, com o passar do tempo e o avanço da tecnologia eles foram substituídos e outros surgiram para ocupar o seu lugar. É exatamente isso o que está acontecendo hoje em dia, os features phones estão perdendo o lugar para os smartphones, que possuem mais tecnologia.

João Moretti - é diretor da MobilePeople, consultoria brasileira especializada em soluções de mobilidade corporativa.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo