sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ondas de celular diminuem população de abelhas

 Mais de 83 experimentos detectaram que as ondas não apenas confundem as abelhas, mas podem levá-las à morte.

Por Mariana Montenegro

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

O futuro das abelhas está ameaçado e não é por conta de algum desequilíbrio na cadeia alimentar. Os vilões, segundo um estudo conduzido em Lausanne, Suíça, são os sinais de telefone celular que aumentam de intensidade durante a operação dos aparelhos. Mais de 83 experimentos detectaram que as ondas não apenas confundem as abelhas, mas podem levá-las à morte, segundo nota publicada no Inhabitat.
Liderado pelo pesquisador Daniel Favre, o alarmante estudo descobriu que as abelhas reagem significantemente a telefones celulares que foram colocados pertos das colméias no modo de chamada. Nessa situação, foi constatado que o zumbido das abelhas aumenta em dez vezes quando o aparelho está tocando ou realizando uma ligação – isto é, quando sinais estão sendo transmitidos – voltando ao normal com o fim da atividade das ondas. O ruído das chamadas atua como um aviso instintivo para que elas deixem as colméias, mas a freqüência as confunde, causando vôo desorientado.

O impacto já foi diagnosticado em larga escala: populações de abelhas caíram pela metade nos últimos trinta anos, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido – o que coincide com o período de popularização dos celulares como um acessório individual. Estudos anteriores a 2008 já haviam dito que os sinais de telefone repeliam os insetos.

Abelhas são parte integral e necessária dos sistemas agrícolas e ecológicos, já que produzem mel e especialmente, polinizam novas plantas. Ainda é incerto como o uso continuado desses aparelhos irá contribuir para o total declínio da espécie, e seu respectivo impacto no meio ambiente. Mesmo assim, dificilmente as populações diminuirão o uso dos aparelhos voluntariamente, em função da descoberta.

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo