quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que mudaria com você no comando da empresa?

Em O Futuro da Administração, Gary Hamel, afirma que as empresas precisam, mais do que nunca, de ousada inovação em gestão.

Por Alfredo Passos

Gary Hamel em O Futuro da Administração, afirma que as empresas precisam, mais do que nunca, de ousada inovação em gestão.

O modelo atual - centrado em controle e eficiência - não é mais suficiente em um mundo em que a adaptabilidade e a criatividade impulsionam o sucesso empresarial.

A partir daí, em um dos capítulos, W.L. Gore, propõe"imagine que você acabou de pedir demissão de uma empresa muito admirada e líder em seu setor. A decisão de sair não foi fácil. Sua carreira estava em ascenção e você estava trabalhando em uma tecnologia nova e empolgante. Mas depois de quase vinte anos no mesmo emprego, você decidiu que já estava farto - farto da politicagem, das restrições na tomada de decisões, das intermináveis discussões sobre orçamentos e prioridades".

E o autor continua "ao longo dos anos, você viu uma porção de idéias boas e tecnologias promissoras escoarem pelo ralo da indiferença administrativa - ou mofar enquanto alguma start-up assumiu a liderança".

Então você está saíndo pra montar uma empresa, na qual inventores como você não se atolem num pântano de burocracia; na qual outros parceiros passarão muito mais tempo inovando e muito menos tempo fazendo jogo político.

Você espera que sua empresa cresça muito, mas também quer que ela seja amigável e continue empreendedora.

Considerando este objetivo, por onde você começaria?

Com quais princípios básicos você começaria?

Como sua empresa seria organizada?

Como seriam tomadas as decisões?

Quem estaria no comando?

Então, como é a empresa, quando você está no comando?
Bom trabalho. Boa sorte!

Fonte/Conteúdo: Hamel, Gary. O futuro da administração. Rio de Janeiro:Campus, 2007.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo