quarta-feira, 27 de julho de 2011

Oferta de vagas para arquitetos é maior na Região Sudeste, diz pesquisa

Oportunidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo atingem média de 6,64 vagas por profissional.

Infomoney


Fonte: http://www.google.com.br/imghp

As oportunidades de emprego têm se mostrado melhores para os profissionais de arquitetura nos estados da Região Sudeste. Para se ter uma ideia, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o número médio de vagas para cada profissional da área têm sido de 6,64. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) e fazem parte de uma pesquisa da Catho Online.

As vagas de emprego para os setores administrativos financeiros e de odontologia também se destacam na avaliação. No estudo é possível observar que a média de oportunidades nestes segmentos foi de, respectivamente, 3,74 e 3,20 vagas por profissional.

Outras áreas
As oportunidades em biotecnologia, biomédicas, bioquímicas e no setor administrativo operacional também estão no ranking dos profissionais mais procurados na Região.


Nesta mesma região é possível identificar ainda em quais níveis hierárquicos estão as maiores ofertas de vagas. Os profissionais especializados com curso superior representam 69% das oportunidades.

Menor oferta
De acordo com o estudo, a Região Sudeste também se destaca por apresentar baixos índices de oportunidades em determinados segmentos, como os de terapia ocupacional, secretariado, agropecuária e veterinária.

O primeiro item, por exemplo, oferece cerca de 0,018 vagas por trabalhador. As contratações de secretariado então, são ainda menores, ocupando 0,014 das oportunidades. Já o setor de agropecuária e veterinária não ficam atrás, oferecendo apenas 0,013 oportunidades de emprego por candidato.

Para a Catho, que gerenciou a pesquisa, apesar de serem menos favoráveis aos trabalhadores, os dados apontam um cenário positivo para os empresários, que podem escolher melhor os candidatos à vagas. “As áreas de terapia ocupacional, secretariado, agropecuária,veterinária e compras possuem uma grande quantidade de profissionais por vaga. Tal fato beneficia as empresas que recebem diversos currículos”, informa a organização.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo