quinta-feira, 7 de julho de 2011

"Entramos em uma nova civilização, mas não em uma nova humanidade", afirma pesquisador

Carlos Nepomuceno reúne análises do mundo 2.0 em novo e-book.

Por Redação, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Doutor em Ciência da Informação, jornalista e consultor especializado em Redes Humanas, Carlos Nepomuceno é pesquisador dos efeitos da Ruptura 2.0. Em 2007, foi escolhido como um dos 50 Campeões brasileiros de inovação, pela Revista Info, na área de universidades, por coordenar o projeto ICOX, primeira ferramenta brasileira para gerenciamento de projetos de redes sociais eletrônicas.

Agora ele, que é co-autor de "Web 2.0 no Brasil: Conhecimento em Rede", lança o e-book "50 coisas que aprendi sobre o mundo 2.0". "Apresento o que aprendi e não me atrevo a dizer que as coisas são assim ou assado. Ou seja, o que consegui chegar até aqui. O e-book tem grandes novidades para quem não me acompanha: a ideia da nova civilização, a influência da população na Internet, o conceito que tudo que vivemos é uma grande crise produtiva, de inovação e de gestão da sociedade".

Confira abaixo entrevista com o professor.

Por que um e-book e não um livro de papel?
Tenho tentado experimentar outra maneira de publicar minhas ideias. A minha experiência com meu primeiro livro impresso não foi satisfatória em vários aspectos. Prefiro ter o controle sobre o texto, não ganhar, pois tudo será free e apostar tudo no pagamento dos meus serviços como consultor e palestrantes. Estou tentando seguir o Gandhi: "ser a mudança que quero para o mundo". Vamos ver.

O que o novo e-book "50 coisas que aprendi sobre o mundo 2.0" traz de novo?
Bom, quem lê o blog terá uma síntese das minhas ideias. Falo sobre tudo que aprendi sobre Internet, Empresa 2.0, Governo 2.0, Encontros 2.0 e Escolas 2.0. É um resumo das minhas ideias que ajuda a quem não tem tempo para ler o blog que é muito denso, textos longos e muito cheio de conteúdo.

E o que você aprendeu afinal sobre o mundo 2.0?
Esse é o primeiro ponto. Apresento o que aprendi e não me atrevo a dizer que as coisas são assim ou assado. Ou seja, o que consegui chegar até aqui. O e-book tem grandes novidades para quem não me acompanha: a ideia da nova civilização, a influência da população na Internet, o conceito que tudo que vivemos é uma grande crise produtiva, de inovação e de gestão da sociedade. E, por fim, de que entramos em uma nova civilização, mas não em uma nova humanidade, pois isso depende de movimentos que são independentes da tecnologia.

No meu curso online, tenho tentando montar um modelo comercialmente viável para mim e os alunos. Tentei um encontro, via Skype, ano passado, mas temos o problema do tempo, fechar uma turma é mais difícil. Vou fazer, então, um encontro, via e-mail, o que não inviabiliza que não possamos nos encontrar esporadicamente, via Skype. Quero debater os pontos do novo e-book e dar um upgrade no pessoal que vai participar, dissipando um pouco a fumaça que está no mercado. Acredito que a pessoa mudará bastante a maneira de encarar o problema.

E como será o lançamento do curso e do e-book?
Vou fazer uma palestras na Twittcam, dia 06/07 - 19 horas, em torno do meu Twitter@cnepomuceno, quando vou responder as questões, falar do e-book, do curso e espero que possamos trocar ideias. Tentei nesse lançamento fazer um pool dos meus queridos amigos no off-mídia e espero que possamos fazer um fogo bem forte com o apoio da Plurale, Nós da Comunicação, Dicas-L, Webinsider, Administradores. É isso.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo