domingo, 10 de julho de 2011

Vai viajar de férias ou em intercâmbio? Saiba como planejar suas finanças

É sempre fundamental planejar-se financeiramente. Assim, as contas continuam em ordem na volta e você evita contratempos durante.

Por Simão Mairins, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Depois de tanto trabalho, nada melhor do que viajar e curtir com paz e tranquilidade aquele merecido descanso, não é? Pois bem. Para garantir isso e aproveitar sem imprevistos, é fundamental planejar-se financeiramente. Assim, as contas continuam em ordem na volta e você evita contratempos durante.

Conversamos com o especialista Amerson Magalhães, diretor do Easynvest, e ele preparou algumas dicas sobre como poupar para garantir suas férias de forma tranquila. Confira.

Qual a melhor maneira de garantir o dinheiro das férias no final do ano?

Não há como pensar em garantir o dinheiro para as férias sem ter o controle do orçamento. O primeiro passo é descobrir quanto e como está gastando seu dinheiro. Feito isso, defina uma meta de investimento mensal. Conhecendo sua capacidade de investimento você pode escolher o destino que caberá dentro de seu orçamento.

Como deve ser feito o planejamento de uma viagem de férias: deve começar com bastante antecedência?

Todo planejamento financeiro deve ser feito com a maior antecedência possível, assim terá os juros, um fator multiplicador, trabalhando a seu favor.

E quanto aos imprevisto: como estar precavido durante a viagem para não passar apuros?

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

É fundamental contratar um seguro viagem que proporcione assistência média, gastos com medicamentos, indenização suplementar em caso de perda de bagagens, além de outros serviços relativos à viagem. O seguro viagem, no entanto, não elimina a necessidade de manter suas reservas para emergências.

No caso do intercâmbio, as despesas são um tanto maiores, porque a temporada fora do país dura um pouco mais. Como deve ser o planejamento nesses casos?

O importante é manter as despesas dentro do orçamento. Não há nada pior do que continuar pagando a viagem meses depois de seu retorno. Viajar com um cartão internacional é essencial, mas cuidado com o limite. Defina um valor compatível com seu orçamento. Durante a fase de investimento, uma boa estratégia é comprar a moeda estrangeira suficiente para suas despesas na viagem. As compras em diferentes períodos irá mitigar seu risco cambial.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo