Crescimento da renda, principalmente dos jovens que estão no mercado de trabalho, é um dos fatores para a boa fase.
Por Beth Matias, Agência Sebrae de Notícias
São Paulo - Segundo dados do E-bit, empresa especializada em informações do setor de comércio eletrônico, o Dia dos Pais irá movimentar R$ 625 milhões, aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
O crescimento da renda, principalmente dos jovens que estão no mercado de trabalho, é um dos fatores para o aumento das vendas. Além disso, os jovens procuram produtos com alto valor agregado como MP3 players, câmeras digitais, barbeadores, games etc.
A expectativa para o ano todo é que o e-commerce brasileiro movimente R$ 20 bilhões até o final de 2011, 30% a mais do que em relação a 2010.
Shoppings
Apesar da instabilidade econômica dos últimos dias e das restrições de crédito, o paulistano está saindo às compras para presentear no Dia dos Pais. Os shoppings centers da cidade estão lotados. De acordo com a Alshop, a venda nos shoppings do Brasil representa cerca de 16% do volume de vendas do mercado de varejo nacional.
A capital paulista tem mais de 70 shoppings centers. Um dos mais movimentados de São Paulo, o shopping Ibirapuera, que recebe todo o mês cerca de 2 milhões de visitantes, espera um crescimento de 11% nas vendas (comparados ao ano passado).
Eletrônicos, calçados, vestuário e até mesmo itens colecionáveis. De acordo com a assessoria do shopping, deverá haver um aumento de 8% no fluxo de clientes em suas 435 lojas.
No Shopping Eldorado, além do movimento habitual do Dia dos Pais, acontece a Mostra Piauí Sampa 2011, realizada pelo Sebrae com apoio do governo do Piauí e da prefeitura de Teresina. Centenas de pessoas visitam por dia o evento, que termina exatamente no próximo domingo.
"Estamos vendendo muito para as mães e filhas, que chegam aqui e não resistem também em comprar um presente para si mesma ou então presentear mais alguém", diz a empresária Lenilce Chaves Bittencourt, que produz biojóias.
O shopping Eldorado prevê aumento de 15% nas vendas e 12% no movimento de público durante toda a semana. As previsões de aumento nas vendas variam de 2% a 3% (Fecomercio) até 12% (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo