quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Copa traz 160 oportunidades para turismo em Curitiba

Estudo do Sebrae identifica possibilidades de negócios no setor e na produção associada.

Por Bianca Brasil , Agência Sebrae

Curitiba - PR
Quem trabalha com turismo em Curitiba ou pretende atuar deve se preparar. Estudo realizado pelo Sebrae, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), identifica 160 oportunidades de negócios no setor e na produção associada ao turismo. As atividades potenciais passam por cursos de idiomas, hospedagem, alimentação e agências de viagens.

O Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede da Copa foi apresentado na capital paranaense para mais de mil empresários na terça-feira (9). O levantamento também aponta os desafios a serem enfrentados como qualificar a mão de obra.

O secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, explica que o estado tem dez regiões turísticas, como a Ilha do Mel e Foz do Iguaçu, que podem ser potencializadas para os jogos do mundial. "Tratamos o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social. Queremos sensibilizar o cidadão para fazer com que todo o Paraná, e não somente Curitiba, seja beneficiado pela Copa", assinala Saleh. "Temos a consciência de que há muito o que se fazer", ressalta.

O Mapa de Oportunidades em Curitiba apresenta 554 oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas (MPE). Os setores que mais possuem possibilidades são Construção Civil (108), Produção Associada ao Turismo (90), Tecnologia da Informação (81), Comércio Varejista (80), Agronegócio (78), Turismo (70) e Vestuário (47). "Em todo o estado, existem 450 mil MPE e mais de 80 mil empreendedores individuais formalizados, que podem ser beneficiados com os jogos mundiais", destaca o superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Costa.

O estudo identifica mais de 900 oportunidades no Brasil em oito setores nas 12 cidades-sede dos jogos. Além de Curitiba, o mapeamento já foi apresentado em Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo