quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sensação de descontrole inflacionário sumiu, diz Tombini

Tombini enfatizou ainda que a perspectiva do mercado financeiro é que a média mensal da inflação, neste segundo semestre, fique em torno de 0,38%.

Por Kelly Oliveira, Agência Brasil

A sensação de descontrole inflacionário vivenciada por muitos brasileiros sumiu, afirmou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, na aberta do Seminário Internacional sobre Justiça Fiscal, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Tombini lembrou que no início do ano houve "alta significativa dos preços" no país, causada pelo aumento dos preços das commodities [produtos primários com cotação internacional] e dos preços administrados em janeiro e também pelos desastres ambientais, como as chuvas. Tudo isso trouxe impacto, principalmente, nos preços de alimentos.

Segundo Tombini, o governo tem adotado uma estratégia ampla de combate à inflação, com atuação não somente do BC. Para ele, o corte nos gastos públicos de R$ 50 milhões e a fixação de uma meta fiscal, que "vem sendo atendido até com antecipação", têm contribuído para o controle da inflação no país. Além disso, ele citou medidas para que o crédito cresça de "forma segura" e a elevação de 1,75 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, de janeiro a julho deste ano. "Creio que já temos alguns resultados importantes para apresentar. Aquela sensação de descontrole inflacionário sumiu", destacou.

Tombini enfatizou ainda que a perspectiva do mercado financeiro é que a média mensal da inflação, neste segundo semestre, fique em torno de 0,38%, compatível com a meta de inflação.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo