quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Morte anunciada: Nokia irá cessar venda de aparelhos com Symbian até começo de 2012

A aposta no Windows Phone é alta e, se não render os resultados esperados, não importa o que a companhia fará com outras plataformas.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

A Nokia, terceira maior fabricante de celulares do mundo, anunciou que irá parar de vender gradativamente smartphones com o sistema operacional Symbian nos Estados Unidos e Canadá até o começo do próximo ano. A empresa aposta tudo no Windows Phone 7 para recuperar a antiga glória no mercado de celulares inteligentes.

Segundo Chris Weber, presidente da subsidiária norte-americana da Nokia, os celulares com o sistema operacional da Microsoft devem começar a ser produzidos ainda em 2011.

Em entrevista ao site AllThingsD, Weber afirmou que o mercado norte-americano é vital para a Nokia, uma vez que pode ser o ponto de partida para alavancar as vendas em todo o mundo. A aposta é alta e, se não render os resultados esperados, não importa o que a companhia fará com outras plataformas, segundo afirmou Weber.

A Nokia criou os primeiros smartphones e foi líder absoluta desse mercado até o segundo trimestre de 2011. A perda de mercado para a Apple e Samsung deve-se, em parte, ao estagnado sistema operacional Symbian. Enquanto as demais empresas investem em sistemas mais sofisticados (iOS e Android), a finlandesa continuou com um de fácil operação pelo usuário, porém limitado para o atual mercado de aplicativos móveis.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo