quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estudo indica principais tendências tecnológicas do momento

Ferramentas como pagamento via bluetooth, computação em nuvem e touchscreen cresceram em importância.

Por Cláudio Martins, Mundo do Marketing

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Um estudo realizado pela Razorfish indica cinco tendências digitais que estão ganhando importância no cenário mundial. Em primeiro lugar está a Near Field Communication, ferramenta que permite pagamento a partir de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, via bluetooth. Uma oportunidade para melhorar o uso da tecnologia pelas companhia é o envio de mensagens no momento em que os consumidores estiverem próximos aos estabelecimentos das marcas.

O surgimento de outras interfaces, como o touchscreen, inicia o fim da experiência fria do mouse e abre as portas para um envolvimento maior dos consumidores com os produtos. A ferramenta já é usada por bancos, dispositivos móveis e empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos e colabora para tornar o contato com as marcas mais atraente.

Outro meios explorados pelas empresas para ampliar o relacionamento com os consumidores são as plataformas de co-produção de conteúdo em redes sociais e os serviços digitais prestados pelas companhias. Essas inovações permitem uma participação maior dos clientes na criação e definição de produtos, gerando um vínculo emocional.

Já no ramo da administração dos bancos de dados, a adoção de técnicas como a Computação em Nuvem é a mais usada pelas empresas. Criada para reduzir o espaço físico ocupado pelos antigos arquivos e facilitar o acesso à informação, a tecnologia não tem sido bem aproveitada pelas companhias. O desafio daqui para frente será tornar estes dados em ações eficazes, gerando um feedback mais imediato.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo