sábado, 9 de julho de 2011

O marketing verde e a descoberta de um novo mercado

Esse é um mercado ainda pouco ou quase nada explorado no Brasil e América do Sul, embora já seja uma realidade na União Européia e Oceania.


Um dos mercados de maior potencial neste século é o de produtos ecológicos voltados ao consumidor final. Esse é um mercado ainda pouco ou quase nada explorado no Brasil e América do Sul, embora já seja uma realidade na União Européia e Oceania, onde a força e consciência ambiental dos consumidores já fazem parte da cidadania destes povos. 

No Brasil, quando se fala em produto ecológico, quase sempre vem à mente a idéia de artefatos elaborados artesanalmente com matérias-primas naturais ou, em âmbito empresarial, de equipamentos e sistemas para controle de emissão de poluentes, tratamento de efluentes e resíduos industriais. Contudo, para o consumidor final, o conhecimento do que seja um produto ecológico comercial para seu uso ainda é algo distante. 

Produto ecológico é todo artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrícola e industrial, seja não-poluente, não-tóxico, notadamente benéfico ao meio ambiente e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável. 

Dados de uma pesquisa do Ibope sobre o consumo no século XXI apontam que 63% dos brasileiros estão dispostos a mudar de estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e que 71% pagariam mais por produtos que não causem danos à natureza. Aliado a este estudo vem o crescimento consistente das vendas pela internet, cujo faturamento em 2010 chegou à casa dos 14,8 bilhões de reais, um crescimento de 40% em relação a 2009. 

O mercado de produtos ecológicos está apenas engatinhando no Brasil. Já há muitas e boas iniciativas, e acredita-se que estamos no caminho certo, apesar de ainda identificarmos alguns desafios, dentre os quais a moda ecológica ainda é uma desconhecida do grande público, que a compara com produtos sem charme e rústicos demais. Outro problema é o preço, pois como a matéria-prima e a produção ainda não estão amplamente difundidas, os custos são mais altos, encarecendo o preço final dos produtos. 

Estratégia de canais de distribuição do marketing sobre os atributos do produto, principalmente sobre os aspectos positivos em relação ao meio ambiente, e transmitir a imagem de organização relacionada com a defesa e preservação de valores ambientalmente corretos é um diferencial de posicionamento e competitividade, um objetivo para qualquer tipo de empresa e deve estar no centro do negócio. 

Por meio da manutenção de uma consciência de melhoria contínua voltada para o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos a estratégia para estes produtos pode influenciar o comportamento dos consumidores e gerar vantagem competitiva para as empresas. Intensificar a divulgação desses produtos com o intuito de informar o consumidor sobre o que é um produto ecologicamente correto, suas principais características e atributos, de forma a impactar no comportamento usual do mesmo.

Fonte: FBDE

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