sábado, 9 de julho de 2011

Meu Facebook não é "penico": cinco dicas sobre o que não fazer nas redes sociais

Com a disseminação do uso das redes sociais, principalmente do Facebook, o número de recados e mensagens aleatórias já começa a superar as relevantes.

Por Silvio Tanabe, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Ao criar nosso perfil nas redes sociais, pedimos e aceitamos convites para sermos amigos de outras pessoas e, portanto, estamos sujeitos a receber mensagens que nem sempre são do nosso interesse. É natural, pois isso também ocorre fora da internet, não é mesmo?

Mas com a disseminação do uso das redes sociais, principalmente do Facebook, o número de recados e mensagens aleatórias, de empresas ou profissionais interessados em oferecer ou vender alguma coisa, já começa a superar as relevantes (dos amigos ou de empresas em que escolhi conscientemente seguir ou compartilhar).

Nas últimas semanas recebi pelo Facebook convites para shows de duplas sertanejas, baladas no Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte (sou de São Paulo e, por incrível que pareça, não recebi nenhuma proposta da minha cidade), opiniões de participantes de um grupo relacionado a um instituto de engenharia (sou jornalista), promoção de compra coletiva e palestra motivacional. O negócio passou dos limites com o seguinte recado: "independentemente da sua religião, você acredita em Deus? Dependendo da sua resposta, vou dar prosseguimento à minha mensagem", ou algo do gênero.

Para o pessoal que me enviou estas mensagens gostaria de ressaltar que meu perfil no Facebook e nas outras redes sociais não é penico!

O grande problema neste caso é considerar as redes sociais como um tipo de spam, em que o importante é conseguir o maior número possível de seguidores ou "amigos" para divulgar propaganda e promoções.

Se esta tendência continuar (e, infelizmente, tudo indica que sim), o mesmo que ocorreu com o e-mail marketing vai ocorrer também nas redes sociais. Com o crescimento do spam, em breve devem surgir recursos para que as pessoas filtrem esse tipo de mensagem, além de restringir ou até mesmo banir empresas que adotem esse tipo de comportamento.

O pior talvez nem seja o banimento em si, mas a imagem negativa que a empresa passará a ter nas redes sociais. Da mesma forma que ocorre nos e-mails, mensagens não desejadas provocam muito mais rejeição do que afinidade.

O Facebook e outras plataformas oferecem um enorme potencial para promoção e publicidade, mas não da mesma forma que a feita em outras mídias. Fazer marketing nas redes sociais requer uma abordagem específica.

Cinco pontos essenciais em relação a este aspecto são:

Entenda como as mídias sociais funcionam
Comunidades, blogs e Twitter possuem uma dinâmica própria, que só são compreendidas quando se faz parte delas. Portanto, antes de delegar a tarefa a terceiros.

Entenda como o seu público-alvo interage
Estude como seus clientes, consumidores ou prospects participam das mídias sociais. Eles a utilizam para conhecer a opinião de outras pessoas sobre o seu produto, para reclamar ou elogiar? Estão interessados em assuntos profissionais ou pessoais? O que os motivaria a fazer parte de uma rede social?

Defina a estratégia
As etapas acima são fundamentais para o passo seguinte, definir a estratégia de atuação, que pode se dar em três níveis principais: canais relacionamento (atendimento a reclamações, esclarecimento de dúvidas, interação com clientes e consumidores), comunicação (divulgação de lançamentos ou atualizações de produtos, informações práticas) ou campanhas de fidelização (promoções exclusivas para quem participa ou segue em suas comunidades, blogs ou Twitter).

Crie um diferencial
Só participar não é o bastante. É preciso participar de forma diferenciada. Seja por meio de conteúdo exclusivo, promoções especiais ou atendimento personalizado. É a melhor maneira de conquistar atenção, fidelidade do público e, principalmente, fazer com que as suas iniciativas sejam divulgadas pelos próprios participantes por meio do boca a boca.

Acompanhe as ações de outras empresas
Procure acompanhar na mídia especializada em propaganda e marketing e nas próprias redes sociais as ações bem-sucedidas das empresas. É uma forma fácil e prática de aprender o que fazer e não fazer.

Silvio Tanabe - (silvio.sp@magoweb.com.br) é consultor de marketing digital da Magoweb, autor do blog Clínica Marketing Digital (www.magoweb.com/clinicadigital) e um dos autores do e-book Caia na Rede – 12 Maneiras de Planejar e Fazer Sucesso nas Redes Sociais. 

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo