segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Diferencie seu ponto de vendas, fortaleça sua marca e conquiste clientes

"O consumidor quer ser tratado como alguém especial, em um ambiente arquitetonicamente interessante, com aspectos de entretenimento e conforto, com funcionários educadíssimos e que saibam tratar uma pessoa com a medida exata de intimidade e respeito" (Revista Científica UFPA).


Por Rosangela Andreazza, www.administradores.com.br

Inúmeras pesquisas comprovam que consumidores são persuadidos à compra pela "experiência de compra", ou seja, pela fantasia proporcionada nesse momento. Preço e qualidade deixam de serem diferenças, sendo o básico, o mínimo esperado por qualquer cliente.

Atrair a atenção, o interesse, o desejo e a ação de compra requerem atitudes distintas e criativas por parte das empresas. Nesse processo, primordialmente, faz-se necessário o treinamento e desenvolvimento de toda a equipe, focando sempre, a plena satisfação dos clientes.

Quando se fala em atendimento, existe uma busca incessante por parte do meio empresarial para encantar seus clientes, porém, o que se percebe no dia-a-dia é um elevado percentual de insatisfação e decepção por parte dos consumidores. Falta um relacionamento mais aproximado para com o eles, um atendimento mais customizado focado no perfil de cada um. Atendentes não olham nos olhos de seus clientes para perceberem o que realmente necessitam, não conseguem aproximarem-se de forma adequada, de gerar a tão sonhada satisfação de suas reais necessidades e desejos.

Para atender aos anseios de compras dos novos consumidores, as empresas devem proporcionar momentos únicos e mágicos, de forma, a despertarem o desejo de consumo. Para que isso aconteça, é vital, uma enorme dose de inovação, assim como, de uma generosa pitada de criatividade.

Vender produtos já não basta, é necessário criar "experiência de compra", gerar prazer no ato de adquirir mercadorias ou serviços, é essencial que, o ato de aquisição, seja surpreendente e inesquecível. Uma forma de extrapolar as expectativas do cliente, de tornar a compra algo único e encantador é recorrer aos sentidos, ou seja, sinestesia. Consumidores necessitam sentirem-se parte do ambiente, do que ele simboliza por meio do olfato, da visão e até mesmo, pela degustação.

O Boticário, por exemplo, visa mais do que vender produtos, almeja comercializar sonhos, e, para isso, apresenta estratégias mais elaboradas, inspiradoras, que despertam em seus consumidores, o desejo, de sentirem-se, parte da marca. Isso, apenas é possível, pela atenção especial, dedicada ao ponto de venda, de forma a provocar nas pessoas, o estímulo dos sentidos (tato, olfato e visão).

A atuação do Boticário foca estimular o consumidor a entrar, tocar e provar seus produtos sem a interferência do vendedor. Para isso, conta com fachadas e vitrines atrativas, com ambiente interno que estimule a permanecer no ambiente, aumentando a probabilidade de compra e venda.

Assim como no exemplo citado, sua empresa pode obter resultados positivos sem gastar muito. Confira algumas dicas:

Localização – Instale sua empresa em pontos de fácil localização, visualização, acesso e conforto. Investigue aspectos relevantes para seus clientes, tais como, estacionamento, proximidade de seu trabalho, etc.

Fachada – Capriche no visual de sua fachada. Ela é o seu cartão de visita. Valorize-a! Mostre que você é bom a partir dela. Utilize cores ligadas à sua atividade, caso possuir dúvidas, pesquise o significado das cores.

Vitrine – Pode ser pequena, contudo, deve ser atraente. Preocupe-se com a posição, organização, exposição e visibilidade.

Iluminação – Facilite a visualização de seus produtos. Falta de iluminação representa tristeza na percepção do consumidor. Pouca iluminação significa pouca atratividade do ambiente. Existem alternativas sustentáveis e baratas para clarear seu ambiente: janelas e portas grandes e de blindex, telhas transparentes, cores claras refletem luz e ajudam na iluminação, entre outras alternativas.

Layout - Disposição adequada de móveis, produtos, utensílios, ou seja, tudo que se encontra disposto na loja. Um bom layout significa o casamento da estrutura física, a entrada de matérias-primas, sua produção e boa circulação de pessoas.

Exposição dos produtos – A exibição dos produtos deve ser devidamente planejada, destaque seus produtos de forma a atrair a atenção, o interesse, o desejo e a ação de compra.

Uniformes dos atendentes – A apresentação dos funcionários pontua na construção de uma imagem positiva da empresa. Identifique seus funcionários, prefira cores e formas ligadas à sua atividade e marca. Cuidado com exageros.

Comunicação Interna – Mantenha sua empresa sinalizada, facilite o acesso das pessoas. Identifique sessões, departamentos, etc. Pense em cartazes com linguagem simples e direta para atrair a atenção e despertar a ação de compra.

Serviços – Agregue valor para seu cliente, ofereça mais do que ele espera (café, água, suco, espaço para descanso, atendimento vip, brindes...).

Faça sua loja falar sozinha. Crie, proporcione um ambiente que conte uma história. Permita que seus clientes entendam os seus valores. Utilize a criatividade, desperte a curiosidade, aguce os sentidos, desperte os desejos em seus clientes e alavanque de forma excepcional em suas vendas. Pense nisso!

Rosangela Andreazza é administradora com MBA em Gestão Empresarial, Mestranda em Gestão Empresarial. Atua como docente e coordenadora no curso de Administração da Faculdade Guaraí – FAG. Atua como instrutora e consultora sendo credenciada pelo Sebrae/TO e sócia-proprietária da HRM Consultoria.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo