sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Inscrições do Prêmio Mulher de Negócios vão até dezembro

Iniciativa do Sebrae valoriza trajetória profissional de empreendedoras em todo o Brasil.

Por Carolina Nahuz , Agência Sebrae

Estão abertas até o dia 5 de dezembro as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A iniciativa reconhece o talento de mulheres bem-sucedidas no empreendedorismo nacional. O objetivo é usar as experiências vencedoras para motivar outras pessoas.

A última edição do prêmio contou com mais de 3,5 mil participantes. Para se inscrever, as empreendedoras devem ter mais de 18 anos e estar à frente de empresas classificadas como de micro ou pequeno porte ou grupos de produção formal. O prêmio se divide em duas etapas: uma estadual e outra nacional. As candidatas apresentam relatos de sua trajetória profissional e pessoal. Na construção dos textos, podem enfatizar três momentos da gestão do negócio: criação, desenvolvimento e resultados obtidos.

As histórias devem ser redigidas a mão e ter entre 40 e 100 linhas. O prêmio é concedido em duas categorias: Pequenos Negócios e Negócios Coletivos. A primeira contempla proprietárias de micro e pequenas empresas - incluindo produtoras rurais - estabelecidas formalmente há, no mínimo, um ano. Para concorrer em Negócios Coletivos, é necessário fazer parte de grupos de produção formal, como cooperativas e associações de pequenos negócios, com geração de trabalho e renda. Também é pré-requisito que estas cooperativas estejam formalizadas há pelo menos um ano. Organizações não Governamentais (ONG), franquias, sindicatos, associações filantrópicas e empresas vinculadas às entidades promotoras do prêmio não podem entrar na disputa.

Prêmio
Serão selecionados até 54 relatos – no máximo dois em cada unidade da federação – na fase estadual. As autoras recebem certificado, troféu, selo de vencedora e um curso de capacitação. Nacionalmente, dez mulheres serão premiadas com troféu de bronze, oito com troféu de prata e as duas melhores narrativas – uma em cada categoria - vencem o Mulher de Negócios. Quem recebe os troféus ouro e prata conquista uma viagem nacional com direito a um curso de capacitação. As duas vencedoras nacionais também ganham uma viagem ao exterior para conhecer centros de referência em empreendedorismo. Todas as candidatas recebem um diagnóstico do seu perfil empreendedor.

Para o julgamento dos relatos, são levados em conta critérios como inovação, perserverança, estratégia de fidelização de clientes, superação da discriminação feminina e sustentabilidade.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo