quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primeira vez selecionando? Veja dicas para fazer a melhor escolha

Fazer um roteiro com as perguntas que considera importantes pode ajudar o líder a não se perder e manter o foco na entrevista.

InfoMoney

Um líder de primeira viagem pode se deparar com diversas situações, que, à primeira vista, podem parecer complicadas. Dentre elas, está a primeira seleção de um novo colaborador. Nestas horas, o que fazer?

De acordo com o diretor da Bazz Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola, fazer um roteiro com as perguntas que considera importantes pode ajudar o líder a não se perder e manter o foco na entrevista.

Para isso, observa a consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vanessa Mello Roggeri, é interessante que o líder faça uma reflexão quanto ao perfil das pessoas que ocuparam a posição anteriormente, analisando quais competências e conhecimentos podem ser mantidos e quais foram desfavoráveis e devem ser evitadas.

“O gestor precisa ter definido de forma clara, qual o perfil do profissional que ele busca, considerando o perfil técnico e as competências emocionais necessárias”, diz Vanessa.

Pontos essenciais
Ainda de acordo com a consultora da Ricardo Xavier Recursos Humanos, independentemente da vaga, algumas características devem ser consideradas para todos os cargos.

Dessa forma, diz ela, vale ficar de olho se o candidato demonstra ter perfil empreendedor, iniciativa, senso de urgência, facilidade de trabalho em equipe, comprometimento e liderança, visto que tais características facilitam a adaptação e o entrosamento do indivíduo com a função e com a empresa.

Além disso, completa Vanessa, durante a avaliação é interessante que sejam verificados os motivos de desligamento de cada empresa, como era o relacionamento do profissional em antigos empregadores e quais foram os resultados obtidos.

O que não fazer?
Por outro lado, ressalta Bazzola, dentre o que não fazer, ele destaca o hábito de alguns líderes falarem mais do que os candidatos, o que pode atrapalhar o real entendimento da situação.

“Antes de mais nada, o líder que vai participar da seleção de novos profissionais pela primeira vez, deve sentar com o profissional de RH e conhecer um pouco mais sobre a vaga e os candidatos (…) Durante a entrevista, ele deve se policiar para não falar mais que o candidato, ou mesmo interromper o mesmo diversas vezes, pois o candidato pode perder o foco e o recrutador não conseguir as informações que deseja para fazer a melhor escolha”.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo