sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Facebook agora tem dois feeds de notícias


A mudança acompanha o redesenho do painel de bate-papo, que recentemente foi preso à direita das páginas da rede social.

Adnews

A um dia de realizar sua conferência anual para desenvolvedores, o Facebook anunciou mais uma mudança em seu layout. Depois de reorganizar as listas de amigos, criar uma espécie de "Círculos" com o botão "Assinar" e - por algum tempo - fixar a barra de navegação, o site aplicou um novo formato de feed de notícias.

A mudança acompanha o redesenho do painel de bate-papo, que recentemente foi preso à direita das páginas da rede social. Acima da janela que traz os amigos on e offline foi colocada uma nova barra de atualizações.

Basicamente, o "Novidades" faz a mesma coisa que o feed principal, mas de maneira instantânea. "Agora, quando um amigo comenta, pergunta ou compartilha algo como, por exemplo, um check-in, você será capaz de participar da conversa de imediato", diz a empresa.

Se o internauta possuir uma tela mais larga, será possível controlar o número de atualizações que verá, bastando apenas deslizar para cima ou para baixo a barra cinza que separa o "Novidades" e o bate-papo.

O feed principal também foi alterado para dar foco no que o Facebook julga importante para o usuário. "Se você não tiver entrado em uma semana, você pode querer ver um resumo das principais notícias primeiro. Se você já visitou várias vezes no mesmo dia, você provavelmente se preocupa mais com notícias recentes."

Caso a pessoa passe um tempo sem acessar o site, as primeiras coisas a aparecerem serão fotos e atualizações de status do período em que esteve fora, marcadas no topo em azul e com as histórias "mais interessantes" no topo.

Se entrar no Facebook com mais frequência, o internauta verá as histórias mais recentes primeiro. Fotos também serão maiores e mais fáceis de navegar.

Veja como funcionam as novidades (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=b6JrZdF4IPA

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo