domingo, 18 de setembro de 2011

A gestão da qualidade na reparação

O exemplo da inspeção ambiental veicular obrigatória na cidade de São Paulo é ilustrativo. Quantos reparadores estão preparados para atender a uma demanda adicional de 20% em suas oficinas só por conta da inspeção?

Por José Palacio, www.administradores.com.br

Quando o assunto é qualidade, importa ter em mente que se está falando principalmente de gestão. Palavrinha curta, mas que encerra uma infinidade de conceitos que, uma vez adotados, podem elevar empresas a patamares de excelência tão desejáveis quanto imprescindíveis à sua própria sobrevivência.

Tais conceitos são exigências básicas em toda certificação da qualidade, mas, para as empresas que se candidatam a passar pelo crivo das normas, muitas vezes representam desafios. Especialmente no segmento de reparação automotiva, caracterizado pela alta rotatividade de sua mão de obra, a tarefa de se manter preparado para as mudanças do mercado parece ainda mais árdua. Na certificação, itens relacionados com o treinamento de capacitação de mão de obra são de auditoria.

O exemplo da inspeção ambiental veicular obrigatória na cidade de São Paulo é ilustrativo. Quantos reparadores estão preparados para atender a uma demanda adicional de 20% em suas oficinas só por conta da inspeção?

Varejistas que operam com sistema de qualidade robusto, que inclui a gestão do negócio em todos os aspectos, conhecem o valor de bom treinamento para balconistas na recepção e atendimento ao cliente, bem como para mecânicos, na atualização quanto aos lançamentos da indústria. Eles sabem, entretanto, que treinamento se torna ineficaz quando isolado do conjunto de sistemas de gestão da qualidade.

Essa é justamente a expertise do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). Como organismo de certificação independente acreditado pelo Inmetro e único no Brasil especializado na área automotiva, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa entre outras destacadas entidades do setor, o IQA desenvolve ações coordenadas para auxiliar as empresas a atingirem seu diferencial competitivo, a gestão da qualidade.

Dar conta do aumento de demanda e sobressair à concorrência significa treinar profissionais, mantê-los atualizados quanto às novidades do mercado, facilitar o acesso aos acervos de atividades técnicas, azeitar a infraestrutura da empresa otimizando seus processos, em suma, implantar sistema de gestão eficiente. Ora, todos esses dados importantes, e outros, como layout da loja, espaço físico e ocupação adequada às atividades, nada mais são que itens de auditoria para a certificação da qualidade, na qual o IQA entra também com apoio orientador.

Para fazer esse trabalho, vamos às oficinas e verificamos in loco os gargalos para uma operação enxuta e eficiente. Em outras palavras, qualitativa. Não raro encontramos dificuldades, como organização de espaços para a distribuição adequada a cada atividade desenvolvida, problema que parece simples, mas que dificulta o bom atendimento aos clientes.

As dificuldades e necessidades encontradas no 'campo' são a matéria-prima para os cursos que criamos para ajudar as empresas na busca da gestão qualitativa e também o segredo do seu sucesso. É com esse material que conseguimos abordar especificidades e, ao mesmo tempo, contemplar os conceitos embutidos na certificação da qualidade.

A certificação do IQA aponta caminhos e maneiras de manter os pilares da qualidade. Ajuda a enxergar falhas, traçar objetivos e implementar ações de melhoria, requisitos exigidos no processo. Importante frisar: mesmo que a empresa tenha alcançado padrão de qualidade, estacionar nesse patamar é incorrer em erro, pois qualidade é um processo em constante evolução.

José Palacio é coordenador de Serviços Automotivos do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva – jose.palacio@iqa.org.br

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