segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ser trainee é o sonho de quase 60% dos jovens profissionais

Segundo levantamento, os estudantes enxergam nos programas de trainee uma forma de crescimento rápido.

InfoMoney

Os programas de trainee são o sonho da maior parte dos jovens profissionais. De acordo com pesquisa realizada pela Page Talent – empresa dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees -, participar deste tipo de programa é o objetivo de 59% dos universitários após a formatura.

Segundo o levantamento, os estudantes enxergam nos programas de trainee uma forma de crescimento rápido, boa exposição e contato com os executivos da companhia, além de ser uma oportunidade de vivenciar diferentes áreas.

“A busca por experiência é natural. O jovem quer conhecer na prática o que pode ser feito de todo o conhecimento teórico que acumulou durante os anos de faculdade”, afirma o diretor da Page Talent no Brasil, Danilo Castro.

Outros passos
Ainda conforme o estudo, que perguntou a 900 jovens qual seria o próximo passo após a formatura, depois dos programas de trainee, a busca por vagas efetivas é o maior objetivo, citada por 25% dos entrevistados.

Decidir qual tipo de pós-graduação fazer, participar de um intercâmbio e abrir o próprio negócio aparecem em seguida, com 7%, 6% e 3%, respectivamente.

Conhecimento
No caso de abrir o próprio negócio, explica o estudo, o baixo percentual de estudantes querendo ser patrões não significa que o jovem não tenha o sonho de empreender, mas, sim, que ele deseja entender mais sobre o mundo dos negócios e adquirir experiência antes de se aventurar no mercado com sua própria marca, já que a vivência corporativa traz experiências não apenas na área de atuação, mas também em aspectos importantes como contato com clientes, fornecedores e o próprio dia a dia do negócio.

O conhecimento também é o que motiva aqueles que desejam fazer um intercâmbio, já que conhecer o mundo, outras línguas e culturas é muito valorizado no mercado de trabalho.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo