domingo, 25 de setembro de 2011

Acessos a redes sociais via dispositivos móveis deve triplicar em cinco anos

Segundo pesquisa, até 2016, cerca de dois em cada três acessos às redes sociais serão através de smartphones ou tablets.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Se você utiliza redes sociais com frequência, prepare-se para ser um dos 1,7 bilhão de pessoas do mundo que irão acessar os serviços através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Juniper Research, a estimativa é o triplo da base de usuários de hoje, cerca de 550 milhões.

Segundo o estudo, o Facebook é a rede social que mais encontrará desafios e oportunidades com essa mudança de comportamento. Mesmo com mais de um bilhão de potenciais novos usuários, o serviço ainda não dispõe de um plano comercial claro para aumentar a receita com esses acessos.

Uma alternativa seria traçar uma estratégia parecida com a de seu rival nas redes, o Google: desenvolver um sistema operacional próprio. "Para reforçar sua estratégia no curto prazo, a rede social deve usar o HTML5, mas, no longo prazo, terá que desenvolver um sistema operacional móvel próprio", defende Aapo Markkanen, analista sênior da ABI Research, lembrando que, nos celulares, a maior rede social do mundo é apenas mais uma aplicação.

Já o Google teria pensado a própria rede social, o Google+, já integrada ao Android, sistema operacional que detém a maior fatia do mercado de smartphones e briga em pé de igualdade com o iOS nos tablets. Se o Facebook quiser mesmo entrar nessa briga de cachorros grandes, vai ter que roubar muitos parceiros, tando do Android quanto do recém-chegado Windows Phone.

Com informações do TI Inside.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo