sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Abercrombie & branding: que nome é esse?

Quando te perguntarem qual a origem do nome de uma marca qualquer e você não souber, recomendo que responda sempre o seguinte: "a origem do nome dessa marca é o sobrenome de seu criador"

Por Marcos Hiller, www.administradores.com.br

Quando te perguntarem qual a origem do nome de uma marca qualquer e você não souber, recomendo que responda sempre o seguinte: "a origem do nome dessa marca é o sobrenome de seu criador". Certamente você não errará, pois é assim que acontece com a maioria das marcas que conhecemos. Eis alguns exemplos: Bauducco, Adidas, Bic, Nestlé, Colgate, Ford, Trevisan, Renner, Kellog's e JBS.

Na indústria da moda, então, creio que esse percentual cresce para uns 90% dos casos. Vejamos: C&A, Dolce & Gabanna, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Valentino, Dior, Stella McCartney e Alexander McQueen, dentre outros vários. E neste setor, que movimenta cifras bilionárias no mundo hoje, uma marca em especial faz um trabalho de branding de maneira fantástica: a Abercrombie & Fitch. Adivinhem a origem do nome? É o cara que a inventou? Em partes: Abercrombie é o sobrenome de David Abercrombie, o fundador da marca. Fitch é o sobrenome de Erza Fitch, simplesmente uma das primeiras clientes da loja.

A Abercrombie & Fitch começou como uma pequena loja de fábrica no dia 4 de junho de 1892, na Lower Manhattan, em Nova Iorque. Essa marca vem ganhando um brilho no varejo de moda. Suas lojas, mais precisamente a localizada no coração da Quinta Avenida, em Nova Iorque, é o que eu considero ser "estado da arte" em termos de branding e construção de marca no ponto de venda.

Tudo é cirurgicamente pensado: o cheiro da loja é espetacular e dá muita personalidade à marca, as roupas são lindas, a disposição e a arrumação dos produtos nas prateleira é impecável, os vendedores são muito bem treinados, a música ambiente é impactante, e há modelos da marca desfilando pela loja. Ou seja,todos os 'touch points' da marca muito bem planejados e bem calibrados. O resulta não poderia ser outro: loja sempre lotada e com filas dando voltas nos imensos quarteirões de Midtown, em Manhattan.

Fazer branding não é um processo simples. Dá trabalho e pode custar caro, mas, hoje, branding é uma filosofia fundamental para qualquer empresa que almeja sucesso e longa vida. Uma pena que poucas empresas sabem disso. O sr. Abercrombie sabia.

Marcos Hiller – é coordenador do MBA Gestão de Marcas (Branding) da Trevisan Escola de Negócios (@marcoshiller).

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo