terça-feira, 27 de setembro de 2011

Google compra Motorola e quem ganha é o Brasil

A Motorola ficou na oitava colocação no ranking de venda mundial de celulares, entre os meses de abril. O Google desenvolveu e gerencia o Android.

Por João Moretti , www.administradores.com.br

A Motorola terá acesso privilegiado ao Android? A Microsoft comprará a Nokia? Como os outros fabricantes de celulares se comportarão? Estas são algumas das especulações que estão sendo feitas desde que o Google adquiriu a Motorola Mobility. Independente do que aconteça, o que já podemos visualizar de positivo é o aquecimento do mercado mundial e, principalmente, do brasileiro.

O Google desenvolveu e gerencia o Android, sistema operacional móvel utilizado nos smartphones da Motorola e também de outras fabricantes, como a Samsung, Sony Ericsson, LG, Huawei, ZTE e HTC entre vários outros. Mesmo com a aquisição da Motorola, acredito que o Google não correria o risco de perder as vendas das outras fabricantes. Afinal, qual seria a vantagem?

A Motorola ficou na oitava colocação no ranking de venda mundial de celulares, entre os meses de abril e junho deste ano, foram 10,2 milhões de aparelhos. Nos dados divulgados pela Gartner, Samsung, LG, ZTE e HTC estavam à frente da Motorola no mesmo período. Juntas, estas empresas venderam mais de 118,28 milhões de aparelhos.

Outro dado importante é que o Android foi o sistema operacional mais comercializado mundialmente no segundo trimestre deste ano. Foram 46,7 milhões de unidades, o que é quase metade, 43,4%. A Symbian, sistema da Nokia, ficou com 22,1%, o iOS, da Apple, 18,2%, e o Windows Phone, da Microsoft, 1,6%. Se deixar de negociar com as outras fabricantes, certamente o sistema do Google perderá a liderança e será rapidamente ultrapassado pelos outros sistemas.

Apesar de o Symbian ser o segundo sistema mais adquirido, em breve esta situação irá mudar. Afinal, em fevereiro deste ano, a Nokia passou a usar o Windows Phone, pois percebeu que com o Symbian não conseguiria rivalizar com o Android e o iOS. Desta forma, logo o sistema da Microsoft estará entre os mais comercializados e será um dos principais concorrentes do Android.

Em razão dessas especulações, quem ganhou até agora foi a Nokia, que teve as ações em alta. Acredita-se que a Microsoft tenha interesse em adquirir a Nokia. Se isso acontecer voltaremos à questão inicial. Se as fabricantes que usam o Android temem que a Motorola seja beneficiada pelo Google, porque a Microsoft não poderia beneficiar a Nokia?

Neste cenário, quem sairá ganhando é o Brasil. A Motorola é a oitava no mundo, mas é a quarta marca de celular mais vendida no Brasil. Aqui a fabricante é reconhecida pelos consumidores. Quem não se lembra do StarTAC e depois do V3? Nos anos 90, quando o celular ainda não era tão popular, os aparelhos da Motorola eram os mais cobiçados pelos brasileiros.

Aos poucos foram surgindo novas marcas, a tecnologia foi evoluindo e as necessidades e desejos dos consumidores foram se transformando. A Motorola não conseguiu acompanhar estas mudanças e acabou perdendo espaço, no Brasil e no mundo. Mas certamente o Google investirá muito para que a Motorola volte a crescer e seja novamente a queridinha dos brasileiros.

O aumento da venda de smartphones no país também é outro fator que conta pontos para o Brasil. Segundo dados da IDC, a venda de smartphones passará de 10 milhões de unidades em 2011 para 47 milhões nos próximos quatro anos. O Brasil está na 11ª posição no ranking mundial de venda, mas estima-se que o país suba para a quarta posição, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Certamente, este é um mercado no qual vale apena investir.

Em meio a tantas especulações a única certeza que temos é que, com a aquisição, a empresa presidida por Larry Page aumentará a concorrência na telefonia móvel. O Windows Phone ficará com todo o mercado do Symbian e travará uma batalha direta com o Android. E tudo isso é ótimo tanto para os brasileiros quanto para os consumidores de todo o mundo.

João Moretti - diretor da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo