domingo, 17 de julho de 2011

Seis apps para gerenciar as redes sociais pelo desktop

Veja uma lista com os melhores softwares para você organizar suas redes sociais sem precisar do navegador. Tudo diretamente da área de trabalho.

A cada dia que passa, fica mais difícil cuidar de vários perfis online. Veja uma lista com os melhores softwares para você organizar suas redes sociais sem precisar do navegador. Tudo diretamente da área de trabalho.

Yoono Desktop

Yoono Desktop é uma ferramenta para gerenciamento de redes sociais. Com ela, o usuário pode acessar diversas contas a partir de uma interface acessível diretamente da área de trabalho do computador.

Vale ressaltar que o usuário não precisa navegar por entre várias abas ou janelas diferentes. Em apenas uma interface, o usuário pode selecionar o que deseja visualizar, e todas as abas dividirão o mesmo espaço, porém, de forma bem organizada. Além disso, o programa exibe notificações em cima da bandeja do sistema, com informações sobre as últimas atualizações dos seus amigos nas redes sociais por você selecionadas.

Baixe o Yoono Desktop pelo Downloads INFO
Seesmic Desktop

O Seesmic Desktop é um aplicativo para acesso das principais redes sociais, como Twitter e Facebook. Um dos destaques fica por conta da possibilidade de criar grupos com os perfis seguidos no Twitter. Dessa forma, é possível montar abas com notícias, atualizações, entre outras.

Trata-se de uma ótima ferramenta para quem precisa se organizar melhor e priorizar os textos mais úteis para leitura. O software também encurta URLs por meio de vários serviços e traz diversas opções para publicação de fotos. Há também um modo compacto, o qual ocupa apenas um canto da tela.

Baixe o Seesmic Desktop pelo Downloads INFO
Inbox2 Desktop

O Inbox2 é um gerenciador de e-mails e redes sociais capaz de agregar tais serviços em apenas uma interface. Ele consegue fazer o login em sites como Gmail e Twitter a fim de deixar todas as funções acessíveis diretamente da área de trabalho.

O software funciona como um cliente, em que a sincronia com sites é automática. Além disso, o design é muito bem estruturado. No acesso a contas de e-mail, ele oferece uma coluna com pastas e opções de correio eletrônico, tela para exibir o conteúdo das pastas e outra de pré-visualização. As mensagens podem ser abertas em abas enquanto o usuário pode acompanhar suas contas em serviços como Twitter e Facebook, os quais ficam localizados na barra inferior do programa.

Baixe o Inbox2 Desktop pelo Downloads INFO

Yellaboo! Lite

Yellaboo! Lite funciona como uma espécie de comunicador que dedica uma aba para a comunidade. Ele cria uma aba para cada rede social a qual o usuário se conecta. A diferença está no funcionamento independente entre elas, pois é o usuário quem escolhe de quais deseja participar. Além disso, o foco do Yellaboo está nas atualizações. Por isso, ele exibe a página inicial de cada serviço de maneira resumida.

O ponto negativo está na falta de compatibilidade com links externos. Nesses casos, o software direciona o usuário ao navegador padrão. Além disso, há uma ausência de ferramentas de navegação para as redes, com exceção do Twitter, o que torna o Yellaboo limitado e pouco intuitivo.

Baixe o Yellaboo! Lite pelo Downloads INFO
DestroyTwitter

DestroyTwitter é uma ferramenta para você acessar o Twitter diretamente do desktop, baseado na tecnologia Adobe Air. O design moderno é totalmente personalizável. Tais fatores tornam o aplicativo muito simples de usar, até mesmo para usuários iniciantes.

Com o DestroyTwitter, você pode fazer novas publicações, enviar imagens e encurtar URLs. Pode também visualizar a home do seu Twitter, com todas as novidades postadas por quem você segue, menções, mensagens diretas, e ainda realizar buscas.

Baixe o DestroyTwitter pelo Downloads INFO
Facebook Desktop

O Facebook Desktop é um aplicativo para visualizar e atualizar o Facebook por meio da área de trabalho. Após a instalação e login no Facebook, as atualizações começam a aparecer no desktop, com citações, pedidos de amizade, entre outros.

Apesar de uma interface bacana, é possível realizar login com apenas uma conta do Facebook. Depois de entrar no programa uma vez, não é possível logar com outra conta.

Baixe o Facebook Desktop pelo Downloads INFO

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo