terça-feira, 19 de julho de 2011

Apple corrige brecha na segurança de gadgets

Falha permite rodar aplicativos não autorizados pela empresa em iPad, iPhone e iPod Touch.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

A Apple consertou uma falha de segurança que foi descoberta há aproximadamente nove dias. Os aparelhos mais populares da empresa (iPad, iPhone e iPod Touch) apresentaram a brecha que, de acordo com a empresa, permitia o controle remoto da execução de aplicativos e programas.

A falha foi exposta pelo site Jailbreakme.com, que publicou códigos que poderiam ser utilizados por usuários dos produtos da Apple para 'desbloquear' os aparelhos, permitindo que o sistema operacional rode aplicativos de outras empresas, além de possibilitar o uso do iPhone e iPad em operadoras de telefonia que não têm parceria com a Apple.

Dessa forma, hackers "black hat" ou "grey hat" (mal intencionados), poderiam aproveitar os códigos publicados para desenvolver softwares maliciosos e explorar remotamente a vulnerabilidade. Os usuários devem implementar as atualizações de segurança sugeridas pela empresa para proteger as informações contidas nos respectivos aparelhos.

A Apple já vendeu 25 milhões de iPads desde o seu lançamento, no começo do ano passado. 18 milhões de unidades do iPhone foram comercializadas em todo o mundo apenas no primeiro trimestre de 2011.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo