segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como criar processos mais eficientes em mídias sociais

Saiba como aplicar processos efetivos de mídias sociais no ambiente organizacional.

Equipe Netpartner

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Quando há mobilização para criar um planejamento de mídias sociais na empresa, sempre vai ter algum movimento que deixa a desejar. Para solucionar isso, é necessário mobilizar equipes, engajá-los e tomar outras muitas medidas para otimizar a estratégia. Saiba como aplicar processos efetivos de mídias sociais no ambiente organizacional.

Aproveite time existente
Aproveite a sua linha de frente de trabalhadores que já suportam clientes em meios diferentes, como chat, telefone e em pessoa. Use o apoio de equipes de serviço ao cliente que já conhecem seus produtos e serviços e têm sido treinadas em relações com os clientes.

Assim que descobrir como organizar os esforços de mídia social, conecte áreas. Diferentes partes interessadas (PR, web, legal, privacidade, segurança, marketing, RH, etc) precisam ser parceiras nisso e trabalhar em conjunto na estrutura e no processo, de maneira que seja benéfico para todos.

Crie um plano ágil
Verifique se o processo de comunicação não está complicando e trazendo problemas. Afinal, a mídia social é utilizada para tornar as comunicações mais fáceis, e não mais tediosas.

O maior problema é a quantidade de tempo que leva para tomar uma decisão interna. É um momento de prontidão e agilidade; não se pode dar ao luxo de gastar muito tempo tomando decisões ou criando processos de aprovação. Precisamos agir com rapidez. Caso contrário, as oportunidades se foram para sempre. Este é o maior obstáculo da criatividade digital.
Minimize gasto em ferramentas e consultores
Existem duas áreas onde empresas tendem a gastar muito dinheiro:

Ferramentas de mídias sociais: Uma variedade de ferramentas desempenham funções semelhantes. Se você utilizar várias ferramentas-chave e estabelecer a infraestrutura central corretamente, estará permitindo que um número de unidades de negócios usem a mesma ferramenta por toda a empresa. Isto irá realizar uma série de coisas: permitirá que você compare os resultados em várias campanhas; centralize negociação de contratos globais para alcançar enorme economia de custos em toda a empresa, entre muitos outros.

Consultores de mídias sociais: Fique longe de trazer consultores caros e que apenas fornecem informações de alto nível que já é de conhecimento interno. A gestão tem de confiar nos seus colaboradores internamente para conhecer o assunto e fornecer a melhor estratégia e direção.
Contrate talentos qualificados
Depois de pesquisar e encontrar o talento internamente, não tenha medo de contratar gerentes experientes de comunidades em mídias sociais. Você provavelmente não vai precisar de contratar uma completa equipe de mídias sociais, mas trazer pelo menos um estrategista poderia salvar sua organização no longo prazo.

Na maioria das vezes, o objetivo é contratar estagiários para fazer o trabalho de gerentes experientes da comunidade, mas depois podem surgir queixas de que eles não lidam corretamente com algo. Ainda existe o problema, para a maioria das empresas, de não contratar pessoas experientes o suficiente para realmente gerenciar comunidades e conversas online em nome de uma marca.
Aprenda com outros
Equipando os profissionais de mídias sociais com o conhecimento adequado irá poupá-los muito tempo. Isto significa a construção de programas de educação de mídia social, criando espaços onde os colegas possam discutir as melhores práticas e aprender com outras organizações.

Busque as melhores formas de educar os empregados envolvidos nos processos de mídias sociais e melhores práticas. Pode ser a implementação de treinamento sobre o assunto por toda a empresa, criar canais pessoais para se acostumarem, produzir conteúdo de melhores práticas em algum fórum interno, distribuição de newsletters, entre muitas outras maneiras.

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo