sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cuidado para não transformar as férias em dívidas

Um dos grandes problema a ser salientado são os abusos com cheque especial e cartão de crédito nesse período.

Por Reinaldo Domingos, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Com o início das esperadas férias de meio de ano, muitas famílias percebem que não se planejaram financeiramente e que por isso não sabem o que fazer. Assim, um alerta é importante, é necessário tomar decisões para que a diversão neste período não se transforme em problemas financeiros para o resto do ano.

O ideal é que as famílias tivessem planejado o que vão fazer nesse período do ano com grande antecedência, assim os impactos desses valores são muito menores. Entretanto, as pessoas, em sua maioria, ainda não são organizadas financeiramente para realizarem seus sonhos e isso faz com que as viagens necessitem de ações especiais.

A dica principal é: se a pessoa perceber que não terá dinheiro para o que sonhava fazer nas férias, que ela se contente com diversões mais baratas. Com essa economia já se deve iniciar a planejar para que nos próximos períodos de férias seus sonhos de visitar lugares especiais possam ser realizados.

Os cuidados financeiros não devem ser só para quem está com pouco dinheiro, quem fez um planejamento com antecedência também deve tomar alguns cuidados, como detalhar os gastos convencionais e os de viagem, passeios e lazer previstos para os meses do meio de ano.

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

É fundamental também que se procure programas e destinos turísticos compatíveis com a renda. Com isso você saberá quanto gastar e elaborará um roteiro dentro dessa realidade, isso, é claro, deve ser definido junto com a família, explicando os motivos das limitações dos gastos.

Outro grande problema a ser salientado são os abusos com cheque especial e cartão de crédito nesse período, já que na ânsia de aproveitar ao máximo são abertas algumas concessões, o famoso 'gasto agora depois dou um jeito'. O uso descontrolado terá como efeito o endividamento com juros muito alto. Depois que entrar nessas linhas de crédito será muito difícil sair, pode ter certeza.

E há também os excessos com a conta de telefone, ligando para parentes e amigos. Resuma os contatos apenas ao necessário. Deixe para se aprofundar nas histórias da viagem quando voltar, será muito mais divertido.

Se o orçamento for muito curto, sempre há uma opção de turismo próxima, que pode ser bem barata. Um exemplo é São Paulo, onde pode ter diversão durante toda férias sem gastar praticamente nada. Passeios em parques públicos e zoológicos garantem a diversão da garotada e da família sem comprometer o orçamento.

O importante é sempre ter em mente que a diversão não depende apenas do dinheiro, mas, sim das pessoas que estão conosco nesses momentos, pode ser muito divertido fazer programas baratos, principalmente, se tivermos em mente que fazemos isso para que em férias futuras consigamos realizar nossa viagem dos sonhos.

Reinaldo Domingos é autor da obra Livre-se das Dívidas (Editora DSOP), e presidente doInstituto DSOP de Educação Financeira. Twitter www.twitter.com/reinaldodsop Blog:disop.wordpress.com

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo