quarta-feira, 20 de julho de 2011

Insatisfação pode fazer usuários migrarem do Facebook para o Google+

Segundo pesquisa da ForeSee Results, rede social de Zuckerberg teve aprovação de apenas 66% dos entrevistados; Wikipedia e YouTube lideram.

Por PC World / EUA

A satisfação dos usuários com o Facebook está tão baixa que o site já corre risco de perder uma fatia significativa de participação para o recém-lançado Google+, segundo um novo estudo chamado American Customers Satisfaction Index (ACSI), da consultoria ForeSee Results E-Business Report.

Apesar de ter ido um pouco melhor do que no ano passado, o Facebook ainda ficou em último lugar entre todos os sites incluídos na pesquisa realizada nos EUA.

Descrevendo a experiência de usuário do Facebook como “pobre”, o autor da pesquisa, Larry Freed, escreveu que o site se beneficiou de um “monopólio de espécies” no mercado das redes sociais.

Mas o Facebook não deveria descansar em seus louros. Apesar de dominar o mercado, as coisas poderiam mudar rapidamente se o site não melhorar a satisfação de seus usuários, explica Freed, que também é presidente e CEO da Foresee Results.

“Se a Google conseguir levar uma parte da sua base de usuários para o Google+, o Facebook poderia ter um concorrente sério que tem potencial para abocanhar sua participação no mercado de forma muito rápida”, escreveu o autor.

Freed ainda notou que o Facebook aumentou sua pontuação na satisfação dos usuários de 64% no ano passado para 66% neste ano – de um total de 100% - um sinal de que a companhia “pode estar seguindo no caminho certo, apesar de muito lentamente”.

“O Facebook é claramente o rei atualmente, mas há alguém que pode tirá-lo do trono, é a Google”, afirma.

Questionado sobre o estudo, o Facebook afirmou que leva a opinião dos usuários a sério e que se empenha em criar um serviço “simples, rápido e inovador” que permita que as pessoas se conectem com seus amigos de modo seguro.

“Mais da metade dos nossos usuários visitam o Facebook todos os dias, e estamos constantemente melhorando nossos produtos para oferecer às pessoas a melhor experiência possível”, afirmou a companhia.

A Google afirmou que o Google+, que atualmente está em um período de testes apenas para usuários com convites, tem cerca de 10 milhões de usuários. Já o Facebook tem mais de 750 milhões de membros.

Na categoria Mídias Sociais da pesquisa da ForeSee, a Wikipedia ficou em primeiro lugar com 78% de aprovação (um a mais do que no ano passado), seguida pelo YouTube com 74% (também um a mais). O Facebook subiu dois pontos em relação a 2010, indo para 66%, enquanto o ex-líder do pedaço, o MySpace, recentemente vendido, foi simplesmente tirado do ranking porque a ForeSee não conseguiu respostas suficientes de seus usuários sobre o site.

A pesquisa foi realizada antes do lançamento do Google+, há cerca de três semanas, por isso o novo site não foi incluído no levantamento.

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo