quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sites de compras coletivas entram na mira de conselho

Vendas de serviços estéticos pela internet poderá render suspensão de registro para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Os populares sites de compras coletivas conquistaram a antipatia de um inimigo poderoso. Na última terça-feira (30), o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) proibiu os profissionais de ambas as categorias de oferecer serviços estéticos através da internet, sob pena de suspensão do registro.

Clientes fiéis de sites como o Groupon, Peixe Urbano, ClickOn e outros sabem que é comum esse tipo de oferta. As clínicas oferecem cobiçados tratamentos estéticos sob descontos generosos no preço, que podem chegar a até 90% do valor praticado. Essa prática estimula a compra por impulso do serviço, o que para áreas relacionadas à saúde, pode ser perigoso.

Embora não se tenha registro de incidentes sérios por conta desses serviços disponibilizados através dos sites de compras coletivas, o Conselho lembra que mesmo os tratamentos mais simples podem ser fatais. Uma drenagem, por exemplo, pode desencadear um acidente vascular isquêmico se não for executada mediante acompanhamento do quadro do paciente.

A medida é válida apenas para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Para os demais serviços, o cuidado ainda depende do cliente, que deve observar bem o que está sendo comprado.

Questionada, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico afirmou apenas que é dever das empresas e das classes profissionais zelar pela legalidade dos produtos e serviços.

Com informações do G1.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo