sexta-feira, 15 de julho de 2011

Companhias aéreas sofreram prejuízo de US$ 1,4 bilhão com fraudes em 2010

Taxa global de fraude caiu, porém ainda existem desafios na emissão de passagens on-line, diz CyberSource.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Fraudes cometidas em pagamentos online geraram um prejuízo de até US$ 1,4 bilhão em 2010, aponta uma pesquisa realizada pela CyberSource, subsidiária da Visa. De acordo com o estudo, as companhias aéreas são as empresas que mais têm combatido as fraudes nos pagamentos eletrônicos.

"A boa notícia em relação a esses números é que os resultados de 2010 mostraram uma melhora de 31% em comparação com 2008. As companhias aéreas não só reconheceram o desafio como fizeram ajustes para superá-los", explica Guillermo Rospigliosi, diretor-geral da CyberSource para a América Latina e Caribe.

Segundo a pesquisa, as mudanças que as empresas têm implementado nos últimos dois anos incluem a maior utilização de ferramentas automatizadas de detecção de fraudes em transações (em média 7,3 ferramentas, comparadas a 5,8 em 2008), assim como a recusa de um maior número de reservas devido a suspeita de fraude.

Expertise
As companhias aéreas com menos de três anos de experiência nas vendas on-line registram taxas mais altas de perdas por fraude, índices mais altos de revisões manuais e um número maior de transações recusadas em comparação aos concorrentes com mais experiência. As companhias aéreas que atuam há mais de dez anos na venda on-line de passagens, por exemplo, revisam manualmente 15% de suas reservas, enquanto as que possuem menos de três anos de conhecimento nessa área revisam 53%.

Ferramentas antifraude
Apenas 3% das companhias aéreas pesquisadas utilizam serviços de consultoria de crédito para validar as reservas. No entanto, as empresas que usam essa ferramenta acreditam que ela seja uma das medidas mais eficazes para combater a fraude. Na pesquisa, o uso de biometria e de modelos de categorização de fraude de empresas terceiras estão entre as ferramentas mais consideradas para uso futuro pelos comércios.

Demanda
A necessidade de revisão automatizada aumentará rapidamente: de acordo com a International Air Transport Association, a receita da venda de passagens aumentará 7,3% em 2011, ainda assim, cerca de 90% das companhias aéreas pesquisadas disseram que o número pessoas dedicadas a revisões manuais será mantido – ou seja, a automatização terá que aumentar para que a diferença gerada pelo crescimento seja administrada.

De acordo com Christopher Staab, sócio da Airline Information, os fraudadores irão procurar para o elo mais frágil da cadeia. "O elo frágil muito provavelmente serão as companhias aéreas que não estão familiarizadas com as formas pelas quais se podem cometer fraudes sofisticadas na venda on-line de passagens. Essa é a razão pela qual esse tipo de dado é tão relevante para a indústria global de transporte aéreo. Existem soluções disponíveis e as companhias aéreas precisam utilizá-las", afirma.

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