terça-feira, 12 de julho de 2011

Seis de cada dez empregos com a Copa serão em MPE

Número foi apresentado pelo presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, nesta quinta-feira, em Brasília.

Por Mariana Flores , Agência Sebrae

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

De cada dez empregos que devem ser gerados em função da Copa do Mundo de 2014, seis estarão em micro e pequenos negócios, segundo estimativa apresentada pelo presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, nesta quinta-feira (7), durante o Encontro Sebrae de Negócios-Oportunidades para 2014, realizado em Brasília. Considerando uma estimativa de 700 mil empregos diretos e indiretos em todo o país até 2014, 420 mil estariam no quadro de funcionários de pequenos negócios. Mas, para que essa previsão se concretize, é preciso investir na preparação dos empresários.

Esse é o objetivo de uma série de encontros que serão realizados até o dia 30 de agosto. O circuito de 12 seminários integra mais uma etapa do Programa Sebrae 2014, que pretende discutir as oportunidades de negócios geradas por ocasião da Copa do Mundo, identificar os requisitos e estratégias necessários para alcançá-las, além de promover a capacitação dos pequenos empresários. O primeiro encontro foi realizado no Rio de Janeiro e o último será em Manaus.

Os seminários, segundo Luiz Barretto, marcam o início de uma jornada de preparação para que as micro e pequenas empresas possam aproveitar as oportunidades e gerar emprego e renda. "Temos de trabalhar para que a gente tenha um legado, com empresas com mais musculatura, maior longevidade e que possam crescer. Não queremos que a micro e pequena empresa fique sempre pequena", afirma.

Durante o seminário, que será realizado até o fim do dia, será apresentado o Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, que identificou 539 oportunidades de negócios na capital federal. A expectativa, segundo o estudo, é que sejam criados no Distrito Federal 2.695 novas empresas e gerados 8.085 empregos. "O crescimento de oportunidades e negócios será irreversível. É uma exposição muito grande para a capital federal do ponto de vista do turismo, que trará muitos benefícios", afirma o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Como exemplo de legado, o governador citou as obras do estádio Mané Garrincha, que, segundo ele, transformarão o local em um centro para eventos de negócios ou em uma arena artística. O governador citou ainda que serão realizados investimentos em obras de infraestrutura de mobilidade, no aeroporto e no setor de hotelaria.

Durante a abertura do seminário, o Sebrae firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Esporte com o objetivo de identificar as oportunidades que serão geradas pela Copa do Mundo. Ao Sebrae caberá identificar as possibilidades de negócios que podem ser aproveitadas pelos empresários de pequeno porte. "Vamos aproveitar a experiência do Sebrae em gestão e estimular a participação das micro e pequenas empresas nos negócios que serão gerados ela Copa. Essa parceria vai nos ajudar muito", explica o ministro do Esporte, Orlando Silva Junior.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo