sábado, 2 de julho de 2011

Semana do Empreendedor Individual formaliza 33,4 mil

Mobilização feita pelo Sebrae é responsável por elevar em 178% o volume de atendimentos diários a este público.

Por Mariana Flores, Agência Sebrae de Notícias

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Brasília - As ações da 3ª Semana do Empreendedor Individual (EI), promovida pelo Sebrae desde a última segunda-feira (27), elevaram em 178% as formalizações diárias de trabalhadores por conta própria. De segunda a quinta-feira (30), foram regularizados a cada dia 8.363 empreendedores individuais em todo o país. Historicamente, a média diária de legalizações é de 3 mil por dia. Nos quatro primeiros dias, foram formalizadas 33.454 pessoas.

A expectativa do Sebrae é chegar a 40 mil formalizados até este sábado (2), último dia da mobilização. Em qualquer época, os profissionais podem se legalizar pelo endereço Portal do Empreendedor.

Nas duas primeiras semanas de mobilização, realizadas em outubro e novembro de 2010, foram regularizadas cerca de 80 mil pessoas. A instalação das tendas incentiva os profissionais a procurarem o Sebrae. Foi o caso da costureira Inácia Maria de Araújo, de 54 anos, que mora e trabalha em sua própria casa, localizada na Ceilândia, cidade do Distrito Federal. Há 20 anos, ela reforma peças e faz roupas sob medida, mas só agora se legalizou.

"Não sabia que me formalizar seria tão fácil e acessível. Agora com a possibilidade de emitir nota fiscal acho que posso conseguir descontos na hora de comprar tecidos", afirma Inácia. Sua intenção é fazer cursos no Sebrae para aprender a gerir seu negócio.

Prioridade para a capacitação
Mais do que apenas elevar o número de registros, a meta nesta 3ª Semana é capacitar os mais de 1,2 milhão de empreendedores individuais já formalizados desde que a lei entrou em vigor, há exatamente dois anos. A lei complementar 128/08, que criou a figura do EI, começou a vigorar em 1º de julho de 2009.

Com o objetivo de capacitar esses profissionais, a instituição lançou nessa quinta-feira (30) o Sebrae para Empreendedor Individual (SEI), programa de capacitação baseado em sete soluções educacionais. O SEI foi lançado em evento na Ceilândia (DF), que contou com a presença do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, do presidente do Conselho Deliberativo da instituições, Roberto Simões, e do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

O SEI é composto por sete linhas de produtos: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar meu dinheiro, SEI Planejar, SEI Administrar, SEI Empreender e SEI Unir forças para melhorar. Os conteúdos serão oferecidos em formatos de oficinas, cartilhas, mensagens por celular e kits educativos. O SEI Controlar meu dinheiro e o Sei Vender já estão disponíveis nos estados. As demais ferramentas estão sendo finalizadas e ficarão disponíveis nos próximos dias.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo