quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Conheça a história dos doodles do Google

Em 1999, quando Larry e Sergey (fundadores do Google) foram ao festival Burning Man, um desenho pouco rebuscado de uma pessoa simples foi inserido atrás do segundo "o" do logo.

Adnews

Uma brincadeira com o logotipo corporativo. Foi assim que surgiu a ideia dos doodles, aqueles ícones que estampam a página inicial do Google de vez em quando. Em 1999, quando Larry e Sergey (fundadores do Google) foram ao festival Burning Man, um desenho pouco rebuscado de uma pessoa simples foi inserido atrás do segundo "o" do logo. Esta foi uma maneira de dizer para os usuários que a dupla havia "saído do escritório".

Em 2000, Dennis Hwang, estagiário à época, recebeu uma encomenda da dupla de chefes para a criação de um doodle do Dia da Queda da Bastilha. O resultado agradou a Larry e Sergey, o que deu a Hwang o cargo de doodler-chefe do Google. Daí em diante a página inicial do buscador passou a ter eventualmente imagens que destacam feriados. Posteriormente, eventos e aniversários também passaram a ser temas.

"Ainda que o primeiro doodle tenha sido bastante simples, a ideia de decorar o logotipo da empresa para celebrar eventos importantes foi muito bem recebida por nossos usuários. (...) Divertir-se com o logotipo corporativo e redesenhá-lo de tempos em tempos é impensável em muitas empresas – mas, no Google, isso faz parte da marca. Ainda que o doodle seja antes de tudo uma maneira divertida da empresa reconhecer eventos e pessoas notáveis, ele também evidencia a personalidade criativa e inovadora da própria companhia", diz uma página da companhia.

Segundo o site, a demanda cresceu nos EUA e no mundo com o passar do tempo e uma equipe de designers foi contratada para fazer as ilustrações. Ao todo, já são mais de 300 nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo. Em 2011, algumas inovações como a homenagem a Les Paul proporcionaram ao usuário maior interatividade com o desenho.

Este ano, dois vídeos tiveram representatividade considerável. O primeiro em extensão é o de Charles Chaplin, lançado em abril. O segundo é a recente animação com a música "Don't Stop me Now", de Freddie Mercury.

Os temas escolhidos são definidos por um grupo de Googlers. "As ideias para os doodles em si vêm de várias fontes, como os Googlers e o próprio público. O processo de seleção do doodle é feito para que eventos e aniversários interessantes – e que reflitam o amor por inovação e a personalidade do Google – sejam celebrados. Sabemos que a lista de doodles não é exaustiva, mas tentamos selecionar os doodles mais criativos e inovadores."

Além de "chamar" os usuários para a página inicial do buscador, o assunto sempre vira pauta de veículos da internet. Assim, a imprensa, que costuma dar nem que seja uma nota sobre a "estampa nova", já lembra o nome da marca mais valiosa do mundo (segundo a Brand Finance) e a maneira "divertida" de buscar sugerida pela companhia.

Confira todos os doodles do Google desde o ano 2000.


Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo