quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Intel e Google firmam parceria para desenvolver Android

Plataforma operacional da gigante das buscas será otimizado para arquitetura de chips da Intel.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

A Google e a Intel Inc. anunciaram na última terça-feira (13) uma parceria com o objetivo de habilitar e otimizar futuras versões do Android para a família de processadores de baixo consumo Intel Atom, voltada especificamente para smartphones. Segundo o comunicado da Intel, o esforço conjunto foi projetado para acelerar o tempo para o lançamento no mercado de smartphones baseados na tecnologia Intel rodando a plataforma Android.

"Ao otimizar a plataforma Android para a arquitetura Intel, levamos uma nova e poderosa capacidade para o mercado a fim de acelerar a adoção e ampliar as opções da indústria, e levar novos e empolgantes produtos ao mercado que se aproveitem do potencial combinado da tecnologia Intel e da plataforma Android", declarou o Presidente e CEO da Intel, Paul Otellini. "Juntas, estamos acelerando a arquitetura Intel e levando novos níveis de inovação para a plataforma Android".

Já Andy Rubin, vice-presidente sênior de mobilidade da Google, acredita que "a combinação do Android com o plano da Intel para smartphones de baixo consumo abre uma oportunidade para a inovação e o surgimento de mais opções. Essa colaboração estimulará o ecossistema Android de agora em diante".

A Intel deve aproveitar o uso de plataformas abertas da Google para emplacar novas tecnologias de microchips no mercado de dispositivos móveis, onde a empresa perdeu bastante terreno para a britânica ARM, apesar de dominar o ramo dos desktops e notebooks. Além disso, as investidas da Google nos gadgets, como o Chromebook, Google TV e SO Chrome, também constituem uma oportunidade vantajosa de negócios para a Intel.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo