Para especialista, muitos já vivem uma verdadeira "aposentadoria mental".
Por Redação, www.administradores.com.br
Uma pesquisa realizada pela consultoria de negócios Hay Group ouviu 261 mil trabalhadores pertencentes a 85 empresas de diferentes áreas de atuação no país e concluiu que 31% dos participantes estão desmotivados. Na opinião de Eduardo Shinyashiki, especialista em desenvolvimento humano, o problema pode estar ligado à postura desses profissionais em relação às suas carreiras.
"É cada vez mais comum identificar pessoas que culpam as organizações pela falta de motivação. Contudo, a pergunta é: será que elas realmente estão refletindo sobre o que querem e colocando em prática ações que possam trazer resultados efetivos?", questiona Eduardo.
Em comparação ao levantamento de 2010, pôde-se observar um crescimento de 59% do número de pessoas identificadas como "inefetivos" pelo estudo da Hay Group. "Estamos em um momento totalmente propício para o crescimento profissional, mas é fato que muitos vivem o que chamo de 'aposentadoria mental'", explica Eduardo Shinyashiki.
"Ao contrário do que se pensa, não estamos mais falando do acomodado tradicional, que faz poucas coisas em seu dia a dia. Há quem passe a semana inteira em um ritmo muito forte na empresa sem dar nenhum passo importante para o seu desenvolvimento", diz.
Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo