sábado, 3 de setembro de 2011

O conhecimento de que precisamos


Como os sul-coreanos se relacionam com a aquisição do conhecimento e os resultados dessa busca para o desenvolvimento acelerado de um país.

Por Denis Mello, www.administradores.com.br

De volta ao Brasil, depois de quatro anos morando em Seul, um casal de amigos me propiciou um dos momentos mais interessantes de lazer e conhecimento. O encontro, além da satisfação em revê-los, provocou questionamentos sobre a valorização, ou desvalorização, reservada à prática do saber.

Meus amigos me relataram como os sul-coreanos se relacionam com a aquisição do conhecimento e os resultados dessa busca para o desenvolvimento acelerado de um país considerado primitivo há apenas 30 anos e como a devoção de um povo por seus valores e história é capaz de transformar esse mesmo país, arrasado por guerras e décadas de estagnação, na 4ª maior economia da Ásia e na 13ª do mundo, em curto espaço de tempo.

Para nós, brasileiros, é difícil imaginar jovens, em momentos de lazer, fazendo de restaurantes, bares e cafés pontos de encontro para refletir, discutir, trocar experiências e ideias sobre temas estudados nas universidades, mas é assim em Seul.

O conhecimento para a juventude sul-coreana não tem pausa, hora nem lugar. É uma necessidade quase fisiológica, como respirar. O aprender é visto como conquista, vitória. É o exercício do conceito de Francis Bacon, para quem "o conhecimento é em si mesmo um poder".

Em nossa sociedade, o aprendizado geralmente está relacionado ao esforço, ao sacrifício: "Me matei para aprender." As justificativas terceirizam a responsabilidade: "Falta dinheiro e política pública para a Educação." O conhecimento é tratado de forma utilitária, limita-se à preparação para o trabalho, para a geração de renda: "Novos cursos de especialização abrem portas para promoções."

Principalmente em nossa era da informação, é preciso evitar o superficialismo que nos oferece "uma vaga noção de tudo e um conhecimento de nada", como dizia Charles Dickens.

Acredito que devemos aprender com os grandes pensadores que definem o conhecimento não como a retenção de informações e sim como sua utilização para desvendar o novo, o que nos faz avançar, porque, quanto mais competente for o entendimento do mundo, mais satisfatória será a ação dos indivíduos que o detêm.

Precisamos transformar nosso tempo e espaço em "Tesouros dos remédios da alma", como eram chamadas as bibliotecas no Egito. Por meio da mobilização e do inconformismo, criar núcleos de incentivo de busca pelo saber. Praticar o conhecimento como prazer e consciência de sua capacidade de levar a sociedade ao culto de valores éticos, à responsabilidade, à valorização do próximo, enfim, ao refinamento da personalidade.

Pense nisto e até a carta de outubro!

Denis Mello - diretor-presidente do FBDE | NEXION Consulting - www.fbde.com.br - Consultores e Auditores em Marketing, Vendas e Gestão Empresarial. E-mail: diretoria@fbde.com.br. Siga:twitter.com/FBDEnexion / twitter.com/denismello

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo