quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mapeamento indica oportunidades para a Copa de 2014

Micro e pequenas empresas dos segmentos de gastronomia, turismo, TI, construção civil, madeira e móveis serão beneficiadas com o mundial.

Por Larissa Mamouna, Agência Sebrae

A capital já está na expectativa para a Copa do Mundo 2014. No dia 16 de setembro, o Sebrae apresentará 300 das quase 600 oportunidades mapeadas para as MPE dos setores de gastronomia, turismo, tecnologia da informação (TI), construção civil, madeira e móveis. O Encontro Sebrae de Negócios - Oportunidades para 2014 será realizado no Hotel Plaza São Rafael, com palestra da Federação Internacional de Futebol (Fifa) pela manhã e salas temáticas à tarde.

"O Sebrae vem trabalhando para preparar as micro e pequenas empresas para aproveitar da melhor maneira possível as oportunidades que serão geradas pela Copa do Mundo de 2014, pois esse será o legado que vamos deixar para os pequenos empreendedores. Queremos aproveitar o evento para tornar nossas MPE mais competitivas, inovadoras e com maior participação na economia do país", destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

O Sebrae Nacional está investindo R$ 80 milhões no Programa Sebrae 2014. A iniciativa está dividida em dois momentos. O primeiro, em andamento nas cidades-sedes, envolve seminários, palestras, assessorias e a geração de conteúdo e informação no site. O segundo, de janeiro de 2012 a dezembro de 2014, será de qualificação e promoção comercial das empresas que aderirem ao projeto. Os recursos também serão aplicados em programas de consultoria, inovação e acesso a mercados, como o Sebrae Mais, Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI) e Centrais de Negócios.

Cerca de R$ 180 bilhões devem ser injetados na economia brasileira com o mundial. Dados de um levantamento da Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Sebrae identificam, na região, 68 oportunidades para o turismo, 104 para a TI, 90 para a construção civil e 52 para madeira e móveis. Gargalos ou dificuldades também foram apurados, assim como sugestões de ações. Para a coordenadora do Programa Sebrae 2014 no Rio Grande do Sul, Amanda Paim, o evento divulgará esses números e promoverá a aproximação comercial das pequenas empresas junto aos setores impactados com os preparativos para o mundial.

Outro estudo realizado pela FGV para o governo federal revela que 600 mil turistas estrangeiros virão ao Brasil no mês da Copa do Mundo 2014. A estimativa é de que eles realizem quase duas milhões de viagens pelas cidades-sedes. Além disso, outros três milhões de brasileiros circularão pelo país, totalizando seis milhões de viagens.

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