quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Microsoft lança versão de testes do Windows 8 de olho no mercado mobile

Mercado de tablets e smartphones, dominado pelos sistemas operacionais iOS e Android, será desafio para novo negócio de Bill Gates.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Na terça-feira, 13, a Microsoft mostrou a nova aposta da companhia quanto aos sistemas operacionais, o Windows 8. A novidade foi apresentada durante a Build Conference e já está disponível para download gratuito em modo de teste.

O novo OS da empresa desconstrói o que se conhece do Windows até então, principalmente em questão de interface. A versão "8" do software foi preparada para atender tanto a PCs quanto a tablets e smartphones, então ele tem cara de mobile – com aplicativos para quase tudo.

Segundo o site TechTudo, apesar dos investimentos em leveza e rapidez, a preocupação da empresa não é a linha de Macbooks da Apple, mas sim a predominância do iPad no mercado de tablets. Até por isso o foco na mobilidade, mostrando ao consumidor a possibilidade de se ter as mesmas experiências em qualquer dispositivo.

A Microsoft se prendeu tanto aos dispositivos móveis que a apresentação do produto foi feita em um tablet da Samsung. A ideia é encorajar desenvolvedores a criar apps voltados a aparelhos com touchscreen.

Mas a tela principal do Windows 8 lembra a do "7", já que o OS não vai ter apenas aplicativos. Programas como Photoshop ou o Internet Explorer, no entanto, terão de ser modificados, pois perderam as barras de ferramentas tradicionais; para exibir opções como "Arquivo", "Editar" etc. é preciso deslizar o dedo (ou o mouse) até o canto da tela. Nenhuma das aplicações desenvolvidas para as versões passadas funcionará no Windows 8.

Já havia sido mostrado que o OS tem um sistema de inicialização extremamente rápido, com apenas 8 segundos de diferença entre o momento em que se pressiona o "Power" e a abertura da tela de boas-vindas. O produto também é mais leve do que o Windows 7, então não exige a troca de aparelho para que seja instalado.


Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo