quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Marketing de guerrilha pode beneficiar pequeno negócio

Empresa que atua com estratégia é uma das atrações na Feira do Empreendedor da Bahia.

Por Carlos Baumgarten , Agência Sebrae

Imagine a seguinte situação: você está no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, preparando-se para o check in, quando o alto-falante do saguão de passageiros anuncia que é aniversário da cidade. Em seguida, um samba começa a ecoar pelo espaço. Nesse momento, os supostos atendentes de uma companhia aérea começam a dançar, chamando a atenção não só de seus clientes, mas de todos no local.

Os "atendentes" eram dançarinos e tudo aquilo estava programado e coreografado. A ação foi realizada em 2010 por uma companhia aérea internacional no dia do aniversário do Rio de Janeiro. É o chamado marketing de guerrilha, que trabalha em cima do inusitado para divulgar as marcas. A empresa baiana Atak Ideias Criativas, que promove este tipo de marketing, é uma das atrações da Feira do Empreendedor 2011, que acontece de 4 a 8 de outubro, realizada pelo Sebrae na Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador. A Feira vai mostrar diversas oportunidades para micro e pequenas empresas (MPE) melhorarem seus empreendimentos.

Segundo o proprietário da Atak Ideias Criativas, Helderlei São José, as MPE podem se beneficiar dessas ações. "Trata-se de iniciativas bastante eficientes. Causam impacto e, geralmente, são de baixo custo", explica. Ele destaca que o marketing de guerrilha possui aliados importantes, que são as redes sociais. "As campanhas de marketing de guerrilha geram muitos comentários por parte de quem presencia e essa divulgação boca a boca vai se ampliando por meio das redes", diz.

Registro
Ainda de acordo com o empresário, muitas pessoas que presenciam as ações de marketing de guerrilha registram em máquinas fotográficas e celulares o que veem. "Isso tudo é uma divulgação que, nas entrelinhas, passa uma mensagem e fortalece a marca do empreendimento que realiza a ação", complementa.

As expectativas para a Feira do Empreendedor são as melhores possíveis para o empresário. Ele esteve presente na última edição, em 2009, e exibiu o Robozão. Trata-se de um robô com 2,4 m de altura, que circulou pelo evento chamando a atenção do público. "Essa é outra vertente do nosso trabalho, que é o marketing promocional, por meio da divulgação direta da marca", explica. Helderlei conta que fechou bons negócios na última Feira e espera resultado ainda melhor nesta edição.

Mais informações no site da Feira do Empreendedor e nas redes sociais Sebrae na Bahia no Facebook, @sebraebahia, no Twitter e no YouTube.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo