domingo, 10 de julho de 2011

Foi dada a largada: saiba como se garantir na disputa por uma vaga no mercado

O comportamento na entrevista de emprego é o primeiro passo a se pensar.

Por Redação Administradores, www.administradores.com.br

Fonte: http://www.google.com.br/imghp

Está começando o segundo semestre e a época é tipicamente marcada pela abertura de diversas oportunidades no mercado, seja para profissionais de carreira, trainees ou estagiários. Por isso mesmo, estar atento ao que o mercado espera de você é indispensável para garantir um espaço nessa disputa.

O comportamento na entrevista de emprego é o primeiro passo a se pensar. Como lembra a consultora de imagem Ciça Gut, o correto é descobrir o seu perfil e agir naturalmente. Porém, algumas dicas são imprescindíveis, pois nem sempre temos uma segunda chance de causar a primeira boa impressão.

Seu estilo e sua imagem pessoal são responsáveis por grande parte de sua comunicação não verbal. Antes mesmo de você dizer "bom dia" sua imagem já transmite para o outro uma série de mensagens sobre você, estejam elas corretas ou não.

"Transmitir tranquilidade, naturalidade e não mentir em hipótese alguma é o início para que tudo dê certo", afirma Ciça. Mas é possível valorizar e aprimorar seu estilo usando roupas e acessórios que estejam em harmonia com sua personalidade. "Roupas de alfaiataria bem estruturadas, tecidos de ótima qualidade, com cores neutras ou escuras, evitar calça clara, são alguns exemplos do que as mulheres devem vestir", ensina a consultora.

Para os homens, barba feita, pouco perfume, com aroma muito suave. Nada de pulseiras, colares e piercing. Segundo a consultora, o seu visual é responsável por 55% do sucesso da entrevista. "Coisas básicas como roupas discretas, cabelos limpos, unhas cortadas, além de falar um português correto, objetivo e coerente garantem que você cause uma ótima primeira impressão", ressalta Ciça Gut.

Para concluir uma perfeita entrevista de emprego, o candidato tem que ter segurança, um aperto de mão firme e olhar nos olhos do empregador. Segundo Ciça Gut, essa é a chave do sucesso para deixar uma primeira impressão correta na hora de se candidatar a uma recolocação no mercado de trabalho.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo