sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Feira do Empreendedor na Bahia destaca setor de franchising

Evento promovido pelo Sebrae na Bahia, que acontece em Salvador, de 4 a 8 de outubro, reserva espaço especial para as franquias, setor em amplo crescimento no país.

Por Fábio Vasconcelos e Fátima Emediato, Agência Sebrae de Notícias

Salvador - BA
Salvador - Números recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor de franquias no Brasil apresentou um crescimento de 20,4 % no ano passado. Em 2011, a previsão da ABF é que o setor cresça 15%. De olho nesse cenário, a Feira do Empreendedor, que acontece em Salvador de 4 a 8 de outubro, reservou um espaço especial para as franquias, que contarão com 28 estandes.

De acordo com a coordenadora da Feira do Empreendedor, Adriana Moura, as franquias podem ser uma alternativa para quem deseja ter sua própria empresa. "As franquias, em especial as microfranquias, são ótimas opções para quem ainda não escolheu que tipo de negócio vai montar. Nela, o empreendedor tem a segurança de abrir um negócio que já está dando certo, além de poder escolher um baixo valor de investimento", ressalta.

A quantidade de unidades franqueadas e próprias chegou a 86.365, valor 8% maior em relação a 2009. Essa expansão resultou na abertura de mais de 57 mil novos empregos. Ainda de acordo com a ABF, o setor é hoje, responsável por mais de 777 mil empregos diretos.

Inovação
A franquia baiana Açaí & Saúde, criada com o apoio de consultores do Sebrae, já garantiu seu espaço na Feira do Empreendedor 2011. Atualmente, a empresa possui quatro lojas próprias em Salvador e uma franquia na Praia do Forte, no litoral norte.

De acordo com o diretor de Expansão de Franquias da empresa, Francisco Carvalho, a ideia de transformar sua empresa em franquia aconteceu depois de montar um quiosque no Salvador Shopping. "Certa vez um cliente me perguntou de onde era aquela franquia. Eu respondi que era uma loja própria e baiana. Daí me veio o estalo de seguir esse caminho", explica.

Para a Feira do Empreendedor 2011, o empresário vai levar a novidade do açaí servido na casquinha, produto que é um diferencial da empresa e que também estimulou a expansão da franquia."Essa casquinha provocou o surgimento de produtos como o sundae, a banana split e o copinho expresso de açaí", relata Francisco Carvalho. Para ele, a Feira do Empreendedor é uma oportunidade de divulgar o modelo de franchising para a capital e o interior da Bahia, além de estados vizinhos. "A expectativa para 2012 é abrir, pelo menos, cinco novas franquias", almeja o empresário.

Para o consultor Sérgio Antonio Pereira é louvável que uma empresa, genuinamente baiana, tenha a oportunidade de ingressar no universo de franquias, segmento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. "É um terreno promissor, mas que exige muita organização e atenção à concorrência, principalmente no ramo de alimentos", afirma.

Para a sócia-administradora da empresa, Paula Carvalho, a parceria com o Sebrae trouxe mais profissionalismo. "Nós agíamos muito pela prática intuitiva e, após a consultoria, as ações estão baseadas em teoria e organização", revela. Além disso, por ser um empreendimento de família, foi importante definir também as funções de cada funcionário. "Com um cargo específico, você trabalha mais focado e os resultados saem melhor e mais rapidamente", destaca.

Saiba mais informações sobre a Feira do Empreendedor da Bahia no site.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo