quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Google é a marca mais valiosa do mundo

Sobre a segunda colocada, a Brand Finance afirma que "o sucesso da Apple pode ser atribuído ao design inovador, lealdade dos consumidores e atividades de marketing bem executadas".

Adnews

O Google é a empresa que possui a marca mais valiosa do mundo, segundo a Brand Finance. Apple, Microsoft e IBM estão consecutivamente na sequência.O valor estimado da líder é de US$ 48, 2 bilhões. Pela primeira vez a Apple passou a Microsoft e teve aumento de 33% em relação ao seu valor.

Sobre a segunda colocada, a Brand Finance afirma que "o sucesso da Apple pode ser atribuído ao design inovador, lealdade dos consumidores e atividades de marketing bem executadas. Naturalmente há especulações sobre como a marca será impactada pela recente demissão de Steve Jobs. No entanto, com uma cultura de inovação em todo o negócio, é provável que a marca continue a deter uma posição forte no mercado."

Em 2010, o Wal Mart liderou o ranking. Mas em 2011 perdeu espaço para as marcas do setor de tecnologia e caiu para a 5° colocação. A Coca-Cola, que estava em 3°, caiu para o 11°. A IBM continua em 4° e a Microsoft subiu do 5° para o 3°.

Bancos dos EUA caíram em valor de marca de forma significativa em relação ao levantamento anterior. Porém, o como HSBC (britânico) superou o Bank of America e Wells Fargo. No entanto, outras marcas americanas que têm uma presença global conseguiram se destacar: McDonalds (17°), Nike (28°) e Coca-Cola (11°).

Mercados emergentes como China e Índia também possuem marcas que têm crescido significativamente. Entres as brasileiras que aparecem na lista estão Bradesco (36º), Itaú (51º), Banco do Brasil (92º) e Petrobrás ( 99º).

A Brand Finance é um consultora inglesa que divulga as 100 marcas mais valiosas do mundo. Para a classificação, leva-se em conta: força da marca, potencial futuro em relação aos seus concorrentes, alterações políticas e econômicas e concorrência nos últimos seis meses.

Confira a classificação completa.



Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo