quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O próximo episódio do outsourcing

Tendência não se restringe ao nosso país, podendo ser observada em quase todo o mundo.

Por Vagner Jaime Rodrigues, www.administradores.com.br

Nunca o setor de serviços, principalmente outsourcing, teve tanta importância no mercado brasileiro. São vários os motivos para o avanço da terceirização, a começar pelo crescimento econômico, passando pela crescente necessidade de profissionais capacitados em áreas que exigem conhecimento específico, a Lei 11.638/07, que estendeu às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras, e culminando com dois aspectos fundamentais: economia e possibilidade de as empresas que contratam terceiros para prover suas atividades-meio dedicarem-se de modo mais pleno ao seu core business.

Essa tendência não se restringe ao nosso país, podendo ser observada em quase todo o mundo. Podemos notar isso em um novo seriado da TV norte-americana, intitulado Outsourced, exibido no Brasil em canal por assinatura. A série trata de uma empresa dos Estados Unidos que transfere todo o seu serviço de call center à Índia, para onde umprofissional coordenador de equipes de atendimento têm de se mudar para continuar trabalhando. A série evidencia as diferenças culturais sob o ponto de vista de como elas têm impacto sobre os negócios e exigem flexibilidade e capacidade dos gestores para a sua adequada administraç ão.

Esquecendo o bom humor contido na interação cotidiana de um executivo norte-americano no contexto de uma cultura que não conhece, a série suscita uma reflexão importante: o crescimento do outsourcing somente será sustentável a longo prazo se for agregado à prestação de serviços de muita qualidade pelas empresas do setor. Contudo, tamanho nível de excelência é inviável sem que estas procurem conhecer de modo aprofundado a cultura e o negócio de seus clientes, bem como a realidade dos mercados em que atuam e até mesmo as peculiaridades regionais dos locais onde estejam fisicamente instalados. Trata-se de efetiva parceria!

Sem dúvida, as empresas de outsourcing que já atendem a tais requisitos estão ganhando terreno neste bom momento vivenciado pelo mercado e no contexto de uma economia em que a terceirização soma-se aos diferenciais competitivos das organizações contratantes, que podem dedicar pleno foco à sua atividade-fim. Contudo, nos próximos episódios da inexorável realidade do mundo dos negócios, as terceirizadoras, em todos os ramos, que não entenderem as essências de parceria e conhecimento, inerentes à nossa atividade, poderão somar-se às desventuras da incompatibilidade cultural do personagem da série Outsourced...

Vagner Jaime Rodrigues - é mestre em contabilidade, sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios. E-mail: jaime@trevisan.com.br.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo