quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Conferência destaca importância da sustentabilidade


Durante evento organizado pelo Instituto Ethos, Sebrae apresenta estudo sobre o tema nos pequenos negócios.

Por Rhaiana Rondon, Agência Sebrae de Notícias

Brasília - 'Protagonistas de uma nova economia – rumo à Rio+20' é o tema da Conferência Ethos 2011, que acontece nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9), na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). O objetivo é discutir os avanços e desafios do país na transição para a chamada economia verde. O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, vai apresentar as conclusões da sondagem feita pela instituição sobre a sustentabilidade nos pequenos negócios durante sua palestra na mesa-redonda 'Inovação para a Sustentabilidade', na segunda-feira (8), às 14h.

"Combinar desenvolvimento socioeconômico com a utilização de recursos naturais sem comprometer o meio ambiente é um desafio de alta complexidade, mas não é impossível; pelo contrário, é viável e requer soluções inovadoras", diz Carlos Alberto. Para ele, assim como a produtividade, a sustentabilidade é fator estratégico e de competitividade no ambiente global de negócios. "As oportunidades de novos negócios em virtude dessa realidade são as mais diversas e estão ao alcance das micro e pequenas empresas", destaca o diretor-técnico.

Para definir estratégias, metodologias e ações focadas na redução do uso desordenado de matérias-primas e do desperdício, na destinação correta dos resíduos, na eficiência energética e no uso de fontes alternativas de energia, a instituição criou o Centro Sebrae de Sustentabilidade, instalado no Espaço do Conhecimento, em Cuiabá. Para orientar sua atuação junto às empresas de pequeno porte, o Sebrae está concluindo um termo de referência em sustentabilidade. Esse documento foi elaborado de modo participativo pelos colaboradores da instituição em âmbito nacional.

Entidades que representam trabalhadores, empresários, organizações não governamentais e os setores público e acadêmico estarão reunidos para debater o conceito de uma economia includente, verde e responsável. "A proposta é dar o primeiro passo para a construção de uma agenda de transição que contemple os temas e as perspectivas do conjunto da sociedade brasileira", diz o vice-presidente do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi. O instituto é o realizador da conferência.

Programação
A expectativa é de que mil pessoas participem da conferência, que também abordará assuntos como energia, educação para a sustentabilidade, trabalho decente, resíduos sólidos, biodiversidade e novos padrões de produção e consumo, entre outros. Para fechar a programação, haverá uma oficina sobre as principais propostas discutidas na Conferência Ethos 2011, que farão parte de um documento de contribuições dos participantes e parceiros organizadores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro, em 2012.

De acordo com vice-presidente do E

thos, o debate vai continuar depois da conferência, num diálogo permanente com as entidades parceiras, e incorporando novas organizações, como forma de construir uma agenda de transição. "Se a economia brasileira for ao mesmo tempo includente, verde e responsável, além de proporcionar uma sociedade com mais qualidade de vida, será mais competitiva", afirma Paulo.

Confira a programação da conferência

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.

Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo