sábado, 6 de agosto de 2011

Número de pessoas com dívidas acima de R$ 5 mil quadruplicou no Brasil em nove anos

Segundo dados divulgados hoje (3) pelo Banco Central, em 2002, os devedores eram 7,4 milhões. Em 2011, esse número passou para 32,5 milhões.

Agência Brasil

Rio de Janeiro – O número de brasileiros com dívidas acima de R$ 5 mil em instituições financeiras aumentou 339% entre 2002 e 2011. Segundo dados divulgados hoje (3) pelo Banco Central, em 2002, os devedores eram 7,4 milhões. Em 2011, esse número passou para 32,5 milhões.

No mesmo período, o número de clientes de bancos cresceu de 87,6 milhões para 161,8 milhões, ou seja, 84%. Já os clientes com contas bancárias aumentaram 62%, ao passarem de 55,7 milhões em 2002 para 90,7 milhões em 2011.

Segundo o diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes, os dados mostram que a estabilidade econômica do país proporcionou um aumento do acesso da população às instituições financeiras, mas também elevou o número de devedores.

Para ele, é preciso que os brasileiros tenham mais informações sobre finanças pessoais. Lopes avalia como de extrema importância a Estratégia Nacional de Educação Financeira, lançada hoje, e que pretende ensinar crianças, jovens e adultos a lidar com temas como crédito, investimentos e poupança.

"A gente vem passando por um processo de consolidação da estabilidade macroeconômica, com uma difusão muito grande de instrumentos de investimentos. O crédito também está bastante difuso e fácil. Tudo isso faz com que você tenha uma inclusão financeira muito grande, associado a um processo de mobilidade social intenso. A educação financeira é importante para passar à sociedade informações relacionadas, por exemplo, ao crédito. Você tem uma gama enorme de modalidades de crédito, que, muitas vezes, o cidadão desconhece", disse Altamir Lopes.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo